11.1 C
Guimarães
Terça-feira, Abril 30, 2024
Lúcia Silva
Lúcia Silva
Natural de Guimarães, proprietária e diretora do centro clínico GAPE-Gabinete de Apoio Psicológico e Emocional, co-autora do projeto BASE. Certificada em Inteligência Emocional pela MHS-Multi-health Systems Inc, pelos Estados Unidos da América e acreditada pela APA-American Psychological Association. Assistente Montessori, Metodologia de ensino de Maria Montessoty, certificado pela AMI-Associação Montessori Internacional.

Futebol e emoções

A propósito do jogo entre o Futebol Clube do Porto e Sporting Clube de Portugal, mas que grande despropósito aquilo foi. A dado momento questionei se era um jogo ou outra coisa qualquer?!

No futebol profissional as premissas não serão outras?

Para além do talento, das técnicas, das aptidões físicas, das táticas dominadas, parece-me chegada a hora de introduzir outras, como:

  1. Autoconsciência
  2. Autorregulação
  3. Empatia
  4. Autocontrolo
  5. Autoeficácia

Da mesma forma que trabalhamos as competências físicas diariamente, trabalhar a mente também deve ser feito diariamente. As probabilidades de ganharmos serão bem maiores, e situações de agressão menores.

O que distingue os grandes atletas é a sua preparação mental.

A percentagem de trabalho físico deverá ser igual ao mental, o que distingue os grandes atletas é a sua preparação mental.

No jogo os atletas terão que ter a capacidade de funcionar sob stress e, reconhecer as reações do corpo, com treino mental é possível reduzir significativamente o stress vivido em jogo.

O jogador erra tentando negar e não reconhecer o stress, o stress não desaparece no jogo ele disseminasse e aparece de forma diferente.

Factos como este e outros foram os potenciadores das situações vividas no jogo das duas grandes equipas onde não seria espectável acontecer, no entanto era premente repensar a formação de jogadores.

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também