UMinho: Wladimir Brito, professor jubilado, vai ser homenageado

Data:

A Universidade do Minho e a comissão de homenagem aos Democratas do Distrito de Braga prestam um tributo ao professor Wladimir Brito, uma referência do direito internacional público e constitucional e uma das principais vozes na lusofonia sobre cidadania e democracia. 

A cerimónia começa pelas 15h00, no salão medieval da reitoria da UMinho, em Braga, na próxima Quinta-feira (dia 23 de Outubro) e tem entrada livre.

PUB

A sessão conta com as intervenções do Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves (em vídeo), do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, do coordenador da comissão de homenagem aos Democratas do Distrito de Braga, Paulo Sousa, e da professora Assunção do Vale Pereira, da Escola de Direito da UMinho. O evento culmina com um testemunho do próprio homenageado, que faz 77 anos neste dia. Estão ainda previstos momentos musicais pelo grupo coral ‘Allegretus’.

Wladimir Augusto Correia Brito nasceu na Guiné-Bissau, mas viveu até à juventude em Mindelo, Cabo Verde, terra dos pais. Participou contra a ditadura e como militar na Revolução de Abril de 1974, opôs-se ao regime de partido único na Guiné em 1975-77 e em Cabo Verde e foi o redactor principal da Constituição de Cabo Verde em 1992, ajudando à transição democrática.

Fez a licenciatura, o mestrado e o doutoramento em Direito na Universidade de Coimbra. Foi depois professor catedrático da Escola de Direito da UMinho e da Universidade Portucalense, presidente do Conselho do Ensino Superior Militar, presidente do Observatório Lusófono de Direitos Humanos, director da revista ‘Scientia Ivridica’ e da ‘Revista Jurídica Portucalense’, co-fundador de várias entidades e exerceu advocacia quase 50 anos.

Foi condecorado com a Primeira Classe da Medalha de Mérito pelo Presidente da República de Cabo Verde e foi-lhe atribuído o Estatuto de Combatente da Liberdade da Pátria pela Assembleia Nacional de Cabo Verde. Recebeu também a Medalha da Marinha do Brasil e a da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Brasil), entre outras, e foi membro da lista de Conciliadores das Nações Unidas, designado pelo Governo de Portugal.

A presente homenagem é o reconhecimento público da sua vida dedicada à liberdade, à justiça, aos direitos humanos e ao saber, num legado que perdura na academia e na sociedade lusófona.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookX e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Passagem de Ano: trabalho das Forças de Segurança reconhecido pelo presidente da Câmara

O dispositivo de prevenção e intervenção rodoviária da Autoridade...

Mérito Social: Irmandade de São Crispim será reconhecida pelo Presidente da República

Foi o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo...

Natal: o primeiro do novo presidente da Câmara no território partilhado com os vimaranenses

O novo presidente da Câmara teve uma agenda de...

Mobilidade: vá de autocarro até ao Toural na noite da Passagem de Ano

A Câmara disponibiliza transporte público, gratuito, em seis linhas...