A escola considera-o “um dos momentos mais determinantes da história contemporânea de Portugal, recordando a assinatura do Tratado de Adesão à Comunidade Económica Europeia (CEE) e a integração de Portugal neste projecto europeu”.
Nada melhor do que começar a actividade ao som da música dos GNR ‘Quero ver Portugal na CEE’, interpretada pelos alunos das turmas C e E do 6.º ano e com o aluno José Amaro a tocar guitarra eléctrica.
Como adereços desta celebração europeia, os alunos desfilaram com bandeiras e maquetes representativas de cada um dos 27 países da União Europeia, com especial destaque para Portugal.
O momento evocativo do Tratado de Adesão de Portugal à CEE foi narrado pela aluna Petra Leite, do 9.ºA, enquanto o aluno Martim Maia do 9.ºB simulou a assinatura do Tratado, em representação de Mário Soares, então Primeiro-Ministro de Portugal.
Os alunos do 6.ºC e E voltaram a abrilhantar o momento com a interpretação do ‘Hino da Alegria’, de Beethoven, símbolo e hino oficial da União Europeia. Portugal integrou a CEE a 1 de Janeiro de 1986, fazendo parte deste projecto europeu há quatro décadas, um percurso marcado pela cooperação, pelo desenvolvimento e pela afirmação dos valores europeus.
Este momento permanece como um marco estratégico e de responsabilidade colectiva, lembrando-nos que o projecto europeu se constrói com cooperação e compromisso entre as nações.
“Celebrar a adesão de Portugal à CEE é reafirmar a nossa confiança na Europa e na construção do nosso futuro comum” – salienta um comunicado daquela escola.
© 2026 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.




