Ucrânia: Guimarães recebeu 243 refugiados, 142 permanecem

Data:

Desde o início do conflito, 243 cidadãos ucranianos foram acolhidos pela cidade, sendo que actualmente 142 deles residem em Guimarães. Desde o início da crise, 99 pessoas deixaram a cidade para regressar ao seu país ou para se estabelecer num outro lugar.

A maioria dos refugiados acolhidos por Guimarães é composta por licenciados e mestres e muitos já conseguiram encontrar trabalho em diversas empresas e instituições de solidariedade social do concelho. Outros ainda trabalham online para os empregos que tinham antes da guerra.

As crianças e jovens foram integrados nas escolas locais e uma jovem já entrou na Universidade no Porto, enquanto outros continuam a frequentar cursos universitários online. Já os mais velhos estão aposentados.

Segundo a vereadora com o pelouro da Acção Social, Paula Oliveira, a maioria dos ucranianos a viver em Guimarães pretende regressar ao seu país assim que o conflito terminar. Apesar da diminuição no número de refugiados que chegam a Guimarães, ainda existem pessoas que continuam a fugir da guerra e a procurar refúgio em Portugal.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

LIFEVAC: Lions e Município entregam dispositivos anti-asfixia a 27 IPSS’s

O Lions Clube de Guimarães, em parceria com o...

LAC: lança debates sobre temas da sociedade actual agora em Selho São Jorge

O Laboratório de Acção Cívica (LAC) vai realizar uma...

Reino da Diversão: Multiusos palco de encontro e de prazer para seniores e crianças

Mais parecia umas Gualterianas das pequeninas e de salão:...

Dois Minutos para os Direitos Humanos

ANGOLA: Uma nova investigação da Amnistia Internacional identificou que o...