Turismo: estabelecimentos de Guimarães marcados com o selo Greentour

Data:

O projecto europeu Greentour, destinado a contribuir para melhorar os métodos de gestão do património natural e cultural, através da implementação de redes de informação e experimentação conjunta permitiu a vários estabelecimentos a distinção com o seu selo.

A Casa de Minotes, Hotel da Oliveira, Pousada Mosteiro de Guimarães, Vale São Torcato, Hotel Mestre de Avis, Guimarães Living, Parque Campismo das Taipas, A Cozinha, Restaurante D. José, Grupo Migas, Quality Tours, Teleférico, Get Green, CCVF, CIAJG, Taipas Turitermas, Castelo, Paço dos Duques e Museu Alberto Sampaio, receberam o selo Greentour.

PUB

Guimarães participou neste projecto como destino e durante a sua duração de 28 meses, foram desenvolvidos algumas acções e experimentação de metodologias, bem como o desenvolvimento de produtos assentes na filosofia do Greentour.

O desempenho ambiental do sector do turismo pretendeu contribuir para a sensibilização ambiental e promoção do turismo sustentável, através da redução da pegada ecológica dos destinos turísticos. Os estabelecimentos participantes que cumpriram todos os requisitos do projecto, foram reconhecidos com o selo. O objectivo era avançar para um novo modelo ambiental, económico e social, em que simultaneamente se informa o consumidor e se obtém o seu compromisso com o meio ambiente em que se desenvolve a actividade turística.

© Direitos Reservados

O Greentour é financiado pelo programa Interreg SUDOE e teve uma duração de 28 meses e um orçamento total de 1,12 milhões de euros (1 171 998,68€), sendo composto por nove parceiros do Sudoeste da Europa (Portugal, Espanha e França). Os planos de trabalhos incluíram o desenvolvimento e implementação de uma ferramenta de avaliação dos impactes ambientais dos estabelecimentos turísticos; a elaboração e aplicação de um rótulo ambiental para estabelecimentos turísticos e a replicação, capitalização e disseminação dos resultados. 

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Paço dos Duques: encerramento faseado de espaços para obras de reabilitação

O Paço dos Duques de Bragança está a sofrer...

BTL 2026: Guimarães no stand ‘Amar o Minho’ com a CVE em destaque

A BTL - Better Tourism Lisbon, a maior feira...

Luís Pedro Martins: conquista unanimidade no Porto e Norte de Portugal

Numa lista única, o actual presidente da região de...

Vinho Verde: Quinta Linhas da Primavera lança os seus primeiros vinhos

A Quinta Linhas da Primavera apresenta os seus dois primeiros vinhos...