PS: sai Ricardo Costa entra Luís Soares no secretariado nacional

Data:

É uma constante na representação da concelhia de Guimarães do Partido Socialista (PS). Há já muito tempo que os dois militantes de Caldas das Taipas – grupo a que pertenceram – disputam a representatividade local, regional e nacional.

A ascensão de Ricardo Costa nunca significou a morte política de Luís Soares – para uns igual a um ‘gato de sete vidas’ – apesar de se ter afastado dos órgãos e da vida do partido, a nível local. E muito menos alguém ousou fazer-lhe o funeral (político).

A sua travessia no deserto foi feita ao lado de José Luís Carneiro – na corrida para deputado por Braga e mais tarde na sua corrida para Secretário-Geral do PS nacional, ironicamente quando outros se juntavam a Pedro Nuno Santos. E na Junta de Freguesia de Caldelas.

Luís Soares volta a Lisboa para um cargo estritamente partidário e torna-se peça da engrenagem que coloca o actual líder do partido no lugar mais cobiçado pelos militantes.

O domínio do PS em Guimarães vem de Caldas das Taipas há já algum tempo com os resultados que se conhecem. © Direitos Reservados

De facto, isso é evidente na candidatura de Pedro Mendes à concelhia e no regresso de Nélson Felgueiras à comissão nacional onde, também, estão Paulo Renato Faria, Gabriela Nunes, Francisco Teixeira e Hugo Teixeira, os militantes da concelhia vimaranense que chegam à comissão nacional do PS em tempo de liderança de José Luís Carneiro. Como se previa, Ricardo Costa entra na comissão política nacional, aguardando a chegada do tempo para disputar a Distrital de Braga, como alguns já antecipam.

O PS vive, assim, por cá, com a síndrome: Luís Soares (de novo) e os das Taipas sempre!

Neste impasse, em que vive a concelhia de Guimarães, onde já ninguém sabe quem é líder, outros militantes podem estar contentes dedicando-se às suas funções. Por exemplo, Paulo Lopes Silva, como deputado no Parlamento onde tem sido activo e competente pelas intervenções que faz nas áreas que escolheu; também, Sérgio Castro Rocha que foi ‘empurrado’ para a CIM do Ave num cargo remunerado que lhe possibilita mostrar-se em fotografias nas redes sociais, num estilo que não perdeu.

Entretanto, há militantes do PS Guimarães que não deixam de conviver e celebrar em festas de aniversário, onde já se misturam algumas tendências noutra versão de ‘A Noite dos Facas Longas’ à espera do melhor momento para ensaiarem a chegada ao poder local ou impedirem outros de chegar ao poder distrital.

© 2026 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookX e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Batalha de São Mamede: comemorações dos 900 anos em debate na Assembleia da República

Foi esta manhã que os deputados presentes no plenário...

Linha 005: permite acesso à Senhora da Luz mais fácil e mais cómodo para idosos

Serve uma zona urbana densa, a partir da quota...

Linha 005: uma solução para os constrangimentos de trânsito na zona do Hospital

Os constrangimentos de trânsito e estacionamento na zona do...

PS: Pedro Mendes apresenta candidatura à concelhia como “o chão comum do partido”

Com eleições internas no horizonte, Pedro Mendes coloca-se na...