A entrega do estatuto PME Excelência a 3.925 empresas nacionais, pelo IAPMEI e Turismo de Portugal, em Guimarães, foi uma oportunidade para o presidente da Câmara Municipal elencar, uma vez mais, os eixos do que será a política económica do Município e dos objectivos a atingir com essa política.
“Queremos um concelho capaz de criar emprego melhor e mais qualificado, e para isso é fundamental a força das nossas empresas”, vincou Ricardo Araújo.
Com o Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, o Ministro e Secretário de Estado da Economia, e o presidente do Banco de Fomento a ouvi-lo, Ricardo Araújo sublinhou o simbolismo de Guimarães acolher esta distinção, num momento em que o concelho se prepara para assinalar, em 2028, os 900 anos da Batalha de São Mamede.
“Queremos reter talento, atrair talento e apostar em novos sectores de desenvolvimento económico.”
Assinalou a identidade industrial do território, marcada pelo têxtil, calçado, cutelarias e outras indústrias tradicionais, e reforçou a ambição de projectar Guimarães como território de inovação e de criação de talento. “Queremos dar espaço aos nossos jovens formados na Universidade do Minho e no Politécnico do Cávado e do Ave, queremos reter talento, atrair talento e apostar em novos sectores de desenvolvimento económico. Guimarães quer fortalecer a sua economia, diversificá-la e consolidar emprego qualificado. Para isso, a força das nossas empresas e dos nossos empresários é essencial”, afirmou.
O presidente da Câmara elogiou o IAPMEI e o Turismo de Portugal pela escolha de Guimarães para a realização do evento, reforçando a disponibilidade do concelho para continuar a acolher futuras edições. “Guimarães está e estará sempre de portas abertas. Recebemos-vos com o trabalho da nossa gente, com a nossa cultura, com a nossa identidade e com o nosso orgulho. Esperamos que esta cerimónia se repita por muitos anos na nossa cidade.”
Com a sala repleta de empresários – mais de dois milhares – dirigentes e representantes institucionais, a cerimónia reforçou, não só, o papel das PME’s na economia, mas também o posicionamento de Guimarães como território de referência na indústria, na inovação e na capacidade de acolher grandes eventos nacionais.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.


