PCP: não desistiu e lutou por acesso a creches gratuito

Data:

A concelhia de Guimarães do PCP, lembra como se bateu “pelo direito das crianças de frequentarem as creches”, sem custos para as famílias.


Vale a pena lutar e não desistir, foi isso que o PCP fez, ao bater-se “sempre pelo direito das crianças de frequentarem as creches e das famílias não terem custos com o acesso a este equipamento social”.

Num comunicado difundido pela concelhia de Guimarães, recorda-se que “a intervenção que o PCP tem tido e as propostas que também apresentamos foram determinantes para que no Orçamento do Estado para 2021 ficasse inscrita a gratuitidade das creches para as crianças das famílias do primeiro escalão de rendimentos, mas também para o segundo filho ou mais filhos de famílias no segundo escalão de rendimentos”.

O PCP diz que este foi “um primeiro passo no caminho da gratuitidade das creches para todas as crianças, assegurando-se assim um direito e um apoio fundamental às famílias”.

“O custo das creches é elevado, e considerando até os baixos rendimentos da generalidade dos trabalhadores e das famílias do nosso país…”

Considerando que “o custo das creches é elevado, e considerando até os baixos rendimentos da generalidade dos trabalhadores e das famílias do nosso país, sendo esse mesmo custo um obstáculo que condiciona a decisão de ter ou não filhos ou, muitas vezes, de se ter mais do que um filho”, o PCP evoca estudos que demonstram que “os portugueses em idade fértil gostariam de ter mais filhos do que efectivamente têm”. Daí que “a gratuitidade da frequência de creche para as crianças até aos 3 anos ou até à entrada no pré-escolar representa um factor de segurança para os casais que desejam ter um primeiro filho ou que desejam também ter mais filhos e o actual momento que vivemos, face até à perda de rendimentos das famílias, confirma ainda mais a necessidade e importância da medida da gratuitidade das creches”.

“O PCP continuará a acompanhar a implementação desta gratuitidade e continuará a intervir para que a mesma seja cada vez mais abrangente” – salienta ainda o comunicado.

© 2020 Guimarães, agora!

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Guimabus: defende a sua honra e esclarece procedimentos que deram multas contestadas agora por serem desproporcionais

A empresa concessionária do transporte público municipal estranhou a...

Partido Socialista: almoço de Reis com António José Seguro

A concelhia de Guimarães convidou para o seu almoço...

Guimabus: renegociar concessão para melhorar serviço prestado aos cidadãos

Ao mesmo tempo que a Câmara aprovava a aplicação...

Campus de Justiça: Câmara pode assumir a empreitada que será paga pelo Governo

Foi no período de antes da ordem do dia,...