Os deputados do PCP apresentaram diversas propostas de âmbito local, na discussão na especialidade do Orçamento Geral do Estado para 2026.
A proposta da construção da ligação ferroviária directa entre Braga e Guimarães, foi uma das escolhidas.
“Entende o PCP, há muito anos, que a existência de uma ligação directa entre Braga e Guimarães permitiria uma articulação muito maior e necessária entre estes concelhos e reveste-se de indubitável importância. A inexistência de tal ligação constitui um incompreensível absurdo ferroviário e demonstra a falta de planeamento estratégico para o transporte ferroviário no distrito de Braga” – salienta um comunicado da DOR de Braga do partido.
“Em média, a viagem ferroviária entre Braga e Guimarães demora uma hora e trinta e dois minutos.”
Os deputados recordam que “aquando da modernização recente nas duas linhas que servem Braga e Guimarães, nem tampouco se acautelou a localização das duas estações de modo a facilitar um futuro fecho da malha”. E não havendo uma linha ferroviária que una os dois concelhos directamente, para utilizar o comboio é necessário trocar de linha em Lousado, concelho de Vila Nova de Famalicão, e ali apanhar o comboio que liga o Porto a Guimarães. Ora, “em média, a viagem ferroviária entre Braga e Guimarães demora uma hora e trinta e dois minutos”.
Justificam ainda que “a dinamização da economia numa zona do país com uma densidade populacional elevada, um povoamento difuso e uma malha industrial constituída por muitas pequenas e médias empresas dispersas, reclama medidas de incentivo à utilização do transporte ferroviário, pelo que deve o Governo envidar todos os esforços e disponibilizar os meios necessários para garantir o fecho da malha ferroviária no distrito de Braga”.
A votação desta proposta acontecerá durante a próxima semana, na Assembleia da República.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.


