A Guimarães 26 – Capital Verde Europeia formalizou, uma parceria estratégica com o Grupo Versa, que passa a assumir o papel de main sponsor. O acordo foi oficializado numa cerimónia realizada no Laboratório da Paisagem, ontem, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, do presidente do Grupo Versa, Daniel Carvalho, e da restante direcção da Guimarães 26.
Esta colaboração reforça a ambição de Guimarães em consolidar um percurso de liderança europeia na sustentabilidade urbana, promovendo soluções que acelerem a transição ambiental, a inovação territorial e um desenvolvimento económico responsável, com impacto real na qualidade de vida dos vimaranenses.
Um compromisso do território, com responsabilidade partilhada
Durante a sessão, o presidente do Município, Ricardo Araújo, sublinhou a relevância de contar com um main sponsor vimaranense, destacando que “este é um sinal claro de que o projecto é do território – das pessoas, das instituições e das empresas -, que se constrói com envolvimento e co-responsabilização”.
“Quando digo que queremos que esta seja a melhor Capital Verde Europeia de sempre, digo-o com ambição, com responsabilidade, com determinação e com confiança nas pessoas, nas instituições, nas empresas e na capacidade de Guimarães ser uma cidade que acrescenta valor, mobiliza comunidades e assume a qualidade de vida dos seus cidadãos como indicador de sucesso”, acrescentou.
A parceria com o Grupo Versa, com actividade em áreas como saúde e bem-estar, indústria e novas tecnologias, imobiliário e requalificação, representa também um contributo relevante para mobilizar capacidades locais e potenciar projectos que deixem marca para lá de 2026.

Sustentabilidade com resultados concretos
A Guimarães 26 tem como prioridade assegurar que o título de Capital Verde Europeia 2026 se traduz em resultados mensuráveis e duradouros, fortalecendo a comunidade, o tecido empresarial e o posicionamento europeu de Guimarães.
“A sustentabilidade é, hoje, um factor decisivo de resiliência, inovação e competitividade, reforçando o compromisso de construir soluções com impacto real.”
O presidente do Grupo Versa, Daniel Carvalho, enquadrou esta participação como “uma escolha alinhada com novos modelos de desenvolvimento e com a ideia de que a sustentabilidade é, hoje, um factor decisivo de resiliência, inovação e competitividade, reforçando o compromisso de construir soluções com impacto real”.
A Guimarães 26 continua a trabalhar para que 2026 seja mais do que um marco simbólico e possa significar um ponto de viragem no caminho de transformação sustentável do concelho – com projectos, participação e parcerias que contribuam para um legado de longo prazo.
© 2026 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.



