O Património Cultural, I.P. colocou a concurso a empreitada de reabilitação das coberturas e paramentos exteriores, segundo aviso publicado no Diário da República, II Série, de 14 de Agosto.
O valor do preço base do procedimento é 1.690.000,00€ e tem apoios de fundos europeus. O fim do prazo da entrega de propostas é em 8 de Setembro próximo.
Entretanto, Ricardo Araújo, deputado na Assembleia da República, vereador e candidato à Câmara de Guimarães, congratulou-se com mais este passo dado na recuperação do Mosteiro de Santa Marinha da Costa, lembrando o compromisso assumido em Guimarães pela ex-Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, no decurso da assinatura de protocolos para a reabilitação de património vimaranense no passado mês de Abril.
“É com muita satisfação que vemos este Governo materializar o avanço da promessa deixada em Guimarães pela senhora ex-Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, na sequência das diligências que efectuei, enquanto deputado na Assembleia da República, para a reabilitação do nosso património. Esta publicação em Diário da República assume grande relevância e importância para a Igreja de Santa Marinha da Costa, um bem inestimável e classificado, que se encontra em situação de emergência há anos, e que o Partido Socialista apesar das muitas promessas nunca cumpriu” – afirma o deputado numa nota de imprensa, divulgada, ontem, ao fim da noite.

Finalmente, este Governo, liderado por Luís Montenegro, através do Património Cultural, I.P., assegura o avanço de um concurso público, no valor 1.690.000,00€ para que as obras possam finalmente avançar.
“Esta é a prova de que honramos a palavra dada e trabalhamos efectivamente em prol de Guimarães e dos vimaranenses”, defende Ricardo Araújo.
“Este avanço devia fazer corar de vergonha os dirigentes socialistas locais.”
No comunicado, divulgado pelo PSD Guimarães, o presidente da concelhia, sustenta que “este avanço devia fazer corar de vergonha os dirigentes socialistas locais e aqueles que desvalorizaram a vinda da ex-Ministra da Cultura a Guimarães, no passado mês de Abril, acusando na altura de iniciativa eleitoralista”.
Acrescenta que “o avanço daquele procedimento é um passo decisivo para que se coloque termo ao estado de degradação em que se encontra a Igreja de Santa Marinha da Costa, classificada como uma intervenção prioritária pela Direcção Geral de Cultura do Norte, garantindo-se a empreitada de substituição da cobertura”.
E conclui: “Ao contrário do Partido Socialista, o Governo liderado pelo PSD está a cumprir com Guimarães!”
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.



