A coligação Juntos por Guimarães assume “uma candidatura próxima das pessoas e das empresas, numa campanha alegre, mobilizadora”.
Ricardo Araújo, sublinhou o facto de “sermos os primeiros” a entregar as listas em Tribunal, como um sinal “de que estamos preparados para dirigir Guimarães”. Ao mesmo tempo, sustentou que a entrega de candidaturas em todos os órgãos autárquicos, resultou de uma grande mobilização, de mais de dois mil candidatos, vimaranenses que se disponibilizaram para defender o projecto social-democrata e centrista.
Apostado em defender “uma nova dimensão de crescimento para garantir o futuro”, Ricardo Araújo reafirmou os seus compromissos e as suas prioridades, colocando “os problemas de trânsito e a mobilidade”, no topo das suas preocupações.
Elencou depois o nó da auto-estrada de acesso às Taipas, e os acessos ao AvePark, bem como ao Hospital, a partir da variante, e a Pevidém como “os constrangimentos” a resolver no curto prazo.
Também, os transportes públicos, merecerão atenção – do aumento da rede, a novos horários – até a uma primeira linha Cidade-Taipas do MetroBus, um eixo “fundamental para sermos competitivos”.
“O PS não construiu uma única casa das que prometeu.”
A Habitação, também, entrou neste seu programa de bolso, para os primeiros dias da governação se a maioria dos votos penderem para coligação PSD/CDS-PP. Aqui Ricardo Araújo foi claro ao defender o investimento municipal complementar do papel da iniciativa privada como animadores do mercado imobiliário. Recordou que “o PS não construiu uma única casa das que prometeu”, focando-se em satisfazer as necessidades habitacionais da classe média.
Uma novidade, nas medidas para a habitação: “A agilização dos processos de licenciamento”, inimigos do desenvolvimento económico e social.

Alimentar o crescimento económico pela criação de mais empresas e pela expansão das existentes, abrindo as portas a novas, de modo a permitir a diversificação da economia e a sua robustez, num “concelho de inovação” como espera que Guimarães venha a ser.
Olhar para os jovens e para os seniores, garantindo condições ao nível desportivo, social enquadradas na qualidade de vida, Ricardo Araújo junta a oferta cultural e uma rede de creches de modo a responder a parâmetros de maior exigência de uma sociedade de bem-estar.
Concluiu, desejando, que Guimarães se torne “um concelho atractivo para os jovens, onde seja bom viver, estudar e trabalhar”.
“Pediremos aos vimaranenses o voto, com humildade, para colocar Guimarães no espaço nacional.”
Rui Armindo Freitas, primeiro candidato da lista da Assembleia Municipal, orgulha-se de participar numa “candidatura livre, alegre e que arranca com entusiasmo”. Reitera que “pediremos aos vimaranenses o voto, com humildade, para colocar Guimarães no espaço nacional, um lugar que já teve”.
Recusou prometer “ilusões” mas revelou ter “soluções para os problemas de Guimarães e das suas gentes”, concluindo que “há uma onda cada vez maior para fazer o concelho voltar a crescer”.
Nuno Vieira e Brito acentuou que “temos uma equipa forte, variada, para dar uma nova luz e nova esperança a Guimarães”.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.



