Igualdade: dia dedicado aos Direitos Humanos e à Infância

Data:

O dia municipal para a igualdade (24 Outubro), é celebrado por centenas de organizações representativas da sociedade civil e da esfera pública de todo o território português, com vista à promoção dos valores da igualdade, inclusão e participação, desde 2010.

O Município de Guimarães, em colaboração com diversos órgãos e organizações, está a realizar uma série de eventos com foco na igualdade, direitos humanos e na promoção de políticas locais destinadas à concretização dos direitos universais das crianças.

Desde 2010 que o dia 24 de Outubro, dia municipal para a igualdade, é celebrado por centenas de organizações representativas da sociedade civil e da esfera pública de todo o território português, com vista à promoção dos valores da igualdade, inclusão e participação.

No próximo dia 24 de Outubro, o auditório da biblioteca municipal Raúl Brandão será palco de uma formação destinada a profissionais com o tema ‘Igualdade e Direitos Humanos das pessoas LGBTI+’. A formação, que decorrerá das 10h00 às 12h30, é uma iniciativa conjunta do Município, do EMI (Espaço Municipal para a Igualdade), da CIG (Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género) e do Projecto Bússola.

PUB

Também no dia 24 de Outubro, Guimarães receberá a Unicef e uma comitiva da Roménia, que participarão na conferência ‘A importância das Políticas Locais na Concretização de Direitos Universais’, que farão uma visita ao território e irão inaugurar, às 14h30, na escola básica 2,3 João de Meira, a tela do programa cidade amiga das crianças com o tema “reciclar para decorar” e o painel ilustrado pela Cercigui em comemoração ao dia nacional das acessibilidades.

No dia seguinte, 25 de Outubro, a Unicef Portugal e o Município de Guimarães unem esforços para realizar a conferência com o tema ‘A importância das Políticas Locais na Concretização de Direitos Universais’. O evento decorrerá no Teatro Jordão a partir das 09h30 e faz parte do programa cidades amigas das crianças da Unicef Portugal.

A conferência reunirá autarcas, especialistas e crianças para discutir os desafios actuais e promover o diálogo sobre o desenvolvimento sustentável, saúde e bem-estar para todas as crianças, bem como o papel activo das crianças na construção de políticas e nos desafios emergentes das suas comunidades. Entre os participantes de destaque, estarão Domingos Bragança, presidente do Município de Guimarães, Ricardo Rio, presidente do Município de Braga, Paulo Fernandes, presidente do Município do Fundão, Beatriz Imperatori, directora executiva da UNICEF Portugal, e diversos especialistas da área dos direitos da criança.

Estes eventos reflectem o compromisso de Guimarães com a igualdade, direitos humanos e a promoção de políticas locais destinadas ao bem-estar e à protecção das crianças, contribuindo assim para uma comunidade mais inclusiva e consciente dos desafios actuais.

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

Bombeirinhos: Infantes e Cadetes integram futura escola da corporação

A escola para crianças e jovens entre os 10...

Gualterianas: vimaranenses sem transportes para ver as festas

A CDU considera “particularmente estranho e revelador do desprezo...

Guimarães [IN]volve: Embaixador do Paquistão vem ver promoção da integração na comunidade

É uma iniciativa que tem o apoio da Sociedade...

Moot 2025: escuteiros de Guimarães e Vizela participam no evento

Tem uma abrangência internacional e decorre no território do...