Guimarães Clássico: festival em vários andamentos e sonoridades

Data:

Há concertos com um programa diversificado contando com a participação de artistas de classe mundial prometidos para animar a cidade. E com a toda a programação a ser preparada ‘in loco’ durante a duração do festival.

Mas também masterclasses, encontros entre músicos e simpósios. Tudo isto faz do Guimarães Clássico um festival farol de excelência artística, atraindo artistas de renome.

O festival mantém a missão de criação em Guimarães através de residências de artistas tais como a Orquestra ‘Covent Garden Soloists’, Baltic Neopolis Orchestra, Quarteto Quiron, Vasko Vassilev, Andriy Viytovych e Rafal Jezierski, Quarteto de Cordas de Guimarães e jovens músicos provenientes de vários países. 

As masterclasses são um pilar fundamental do festival e oferecem oportunidades inestimáveis para jovens artistas aprenderem e actuarem ao lado de músicos altamente respeitados. Esta troca de conhecimentos e experiências não só eleva a arte dos participantes, mas também enriquece o tecido cultural da cidade para além de criar experiências musicais marcantes para os participantes.

Reflectindo a dedicação do festival em promover a inovação e a criatividade dentro da comunidade de música erudita, esta edição contará com o primeiro ‘Simpósio de Composição’. Para este evento foram seleccionados seis jovens compositores que terão uma oportunidade única de colaborar com o quarteto residente, Quarteto Quiron, e o compositor Karl Fiorini, fomentando o diálogo entre intérpretes e compositores e criando assim uma oportunidade de fomentar a criação de música contemporânea.

Embora o festival se centre tradicionalmente na literatura para instrumentos de corda, esta edição também promoverá a exploração de um espectro mais amplo de géneros da música erudita, oferecendo pela primeira vez na história do festival a oportunidade de escutar obras de repertório que inclui os instrumentos de corda com instrumentos de outras famílias. Assim, e juntamente com o clarinetista Vítor Matos e o pianista grego George Emmanuel Lazaridis, serão ouvidas no pequeno auditório do Centro Cultural Vila Flor (CCVF), os célebres Quintetos de Mozart e Brahms.

O público está convidado para um concerto informal, nos antigos Paços do Concelho, com um programa anunciado no momento, no dia 15 de Agosto. O dia termina com uma sessão aberta a todos, de ginástica ao som de música clássica, dando a sua a oportunidade de desfrutar deste tipo de música enquanto descontrai com movimentos leves para além de usufruir de uma vista privilegiada da cidade.

Os dois últimos dias do festival focam-se no repertório de orquestra de cordas. A noite barroca explora os concertos de Vivaldi, dando oportunidade de ouvir vários solistas em obras onde o virtuosismo dos vários solistas, estará em evidência, no dia 16.

No concerto final (dia 17), serão exploradas várias ‘Serenatas para Corda’. O aniversário de nascimento de Joly Braga Santos com o seu Concerto em Ré, e termina com a ‘Serenata de Tchaikovsky’, uma das mais belas partituras escritas para esta formação.

O Guimarães Clássico Festival tem vindo a estabelecer-se como um importante evento no calendário internacional da música clássica. Cada edição é um testemunho da dedicação do festival à excelência musical, proporcionando uma plataforma onde talentos emergentes e profissionais experientes convergem para criar performances memoráveis. O compromisso do festival com a educação através das suas masterclasses e a introdução do ‘Simpósio de Composição’ sublinham o seu papel na formação da próxima geração de músicos clássicos.

O Festival Guimarães Clássico é uma iniciativa conjunta do Quarteto de Cordas de Guimarães e do Município de Guimarães. Conta nesta edição com um importante apoio da Direcção Geral das Artes (DGArtes).

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

Gualterianas: entre a folia e o religioso em tempo de (muito) calor

Esta edição das festas da cidade, têm uma condicionante:...

Contextile: ‘Ciclos – no território têxtil de Guimarães e Vale do Ave’

A plataforma Magic Carpets, da qual faz parte a...

Gualterianas: Guimarães celebra o Fado com três noites imperdíveis no Largo de Donães

No âmbito das Festas da Cidade e Gualterianas, a Associação...

Artesanato: uma feira para ver a criatividade daqueles que vivem com arte manual

O tempo não está para feiras, durante o dia,...