GUIdance: flamenco no encerramento do festival

Data:

Israel Galván marca encerramento da edição de 2025 do GUIdance, o festival de dança contemporânea de Guimarães.

É uma estreia nacional de um bailarino que começou a dançar flamenco desde muito jovem, também por influência dos pais que se devotaram à dança.

PUB

Tem a fama e é considerado um dos bailarinos e coreógrafos mais inovadores do mundo. Israel Galván inspira-se numa variedade de temas como as touradas, a cultura do futebol e as imagens cinematográficas, conduzindo o flamenco para terrenos mais experimentais e desafiando as normas do género.

Fascinado pelas silhuetas do bailarino russo Vaslav Nijinski, neste espectáculo entrelaça o flamenco com a imponente partitura de Igor Stravinsky, ‘A Sagração da Primavera’, subvertendo e reconstruindo a tradição, enquanto explora todas as possibilidades do flamenco.

Israel Galván utiliza o seu corpo como caixa de ressonância – dos dedos das mãos aos pés, com o clássico zapateado -, deixando-se consumir pelo ritmo da música interpretada ao vivo pelos pianistas Daria van den Bercken e Gerard Bouwhuis, num espectáculo que promete encerrar o GUIdance de forma apoteótica.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Procissão de São Gualter: dá brilho e força às ‘Festas da Cidade e Gualterianas’

A procissão de São Gualter percorreu, ontem, as ruas...

Teatro: Tiago Rodrigues à ‘La Distance’ em Setembro no CCVF

'La Distance', a mais recentemente criação de Tiago Rodrigues,...

Gualterianas: Ricardo Araújo acredita que a Marcha vai surpreender

Cinco concertos depois, três noites de Fado, uma Feira...

Amália Hoje: no cartaz de ‘O Verão é na Penha’

A Estância Turística da Penha, terá um dos concertos...