Feira da Terra: mais uma festa no Terreiro de São Torcato…

Data:

A Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais (ADCL) é quem a organiza há 29 anos. E vai animar o Terreiro de São Torcato, o palco e ‘mãe’ de todas as festas e tradições da freguesia – de 10 a 13 de Julho.

Evidenciando os valores da terra – e do mundo rural – através da mostra dos seus produtos agrícolas e da natureza, a Feira da Terra é um evento que coloca em destaque os produtos naturais, através de sabores, aromas, cores, texturas e tradições que entram na gastronomia regional.

PUB

A outro nível, a Feira da Terra mostra igualmente as peças do artesanato local e regional, trabalhadas com mestria e paixão dos que ainda se dedicam a esta arte. 

“E oferece um programa de animação cultural diversificado: tocatas, ranchos folclóricos, grupos de música tradicional, animação de rua, exposições, teatro e actividades lúdico/pedagógicas que conferem cor, som e vivacidade ao evento, num ambiente festivo que enaltece a cultura popular, as tradições e a demonstração das artes e ofícios locais e regionais profundamente enraizados na região” – revela uma nota de imprensa da ADCL.

Há 75 expositores, exibindo uma vasta gama de produtos agrícolas e artesanais que primam pela sua qualidade. Ademais, serão providenciados seis reconhecidos restaurantes, onde os visitantes terão a oportunidade de desfrutar de experiências gastronómicas fabulosas, baseadas nos sabores autênticos da região.

Este ano estarão patentes três exposições que enriquecerão, ainda mais, a atmosfera do evento, nomeadamente: a exposição relativa à acção da ADCL, que mostra o vasto e impactante trabalho da entidade ao longo de mais de três décadas em prol da comunidade e das pessoas em situação de vulnerabilidade social; a exposição de animais de raças autóctones, cuja presença irá cativar os olhares e os corações dos visitantes e uma exposição de automóveis antigos. 

O programa cultural foi alargado, estendendo-se a todo o dia de Sexta-feira, o qual é inteiramente dedicado à animação infantil e aberto à participação das escolas.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

Sunset do Moinho: evento solidário no parque de Briteiros Santo Estêvão e Donim

É a primeira edição do 'Sunset do Moinho' e...

Polvoreira: quatro anos para construir um novo equipamento social

Uma antiga escola primária tornou-se no lugar ideal para...

Banhos Velhos: actividades para a família no final de Julho e em Agosto

O ciclo de cinema ao ar livre, começa na...

Feira da Terra: um evento cultural que enaltece as tradições e afirma a região

A XXIX edição da Feira da Terra promovida pela...