Feira Afonsina: acessibilidades identificadas para a tornar mais inclusiva

Data:

Prevendo uma maior afluência de público, durante os cinco dias de programação, o Município de Guimarães concebeu uma estratégia de acolhimento para evitar aglomerações e dificuldades no acesso aos diversos palcos do evento.

Primeiro, identificou um conjunto de lugares de estacionamento disponíveis para o público em geral e lugares reservados para pessoas com mobilidade condicionada que apresentem dístico de pessoa com deficiência.

PUB

Estes lugares, sujeitos à lotação existente, estão distribuídos por várias zonas centrais da cidade: alameda de São Dâmaso Norte (Escadinhas), rua de Santo António, rua Val de Donas (em frente aos antigos correios) e rua Doutor José Sampaio.

Os restantes parques de estacionamento já dispõem de acessos adequados. Também, nas entradas da feira, as pessoas com mobilidade reduzida têm quatro acessos mais adequados à sua condição: ruas de Serpa Pinto, Conde Dom Henrique e largo Navarros de Andrade.

Outras preocupação foi a de instalar casas de banho adaptadas em três pontos estratégicos do recinto, devidamente identificadas no mapa do evento: rua Serpa Pinto, largo Condessa do Juncal e largo da Misericórdia (junto ao busto de João Franco).

Haverá sinalética inclusiva nas áreas temáticas da feira, assinaladas com pictogramas, facilitando a comunicação através de símbolos visuais, tornando a informação mais acessível e universal.

Está aberta a possibilidade de as pessoas com mobilidade reduzida verem a Feira Afonsina mais profunda. © GA!

Reconhecendo que a Feira Afonsina é um evento intenso do ponto de vista sonoro e visual, foram definidos períodos de menor estimulação sensorial para pessoas com hiper-sensibilidade. Estes períodos decorrem nos dias 21, 22 e 24 de Junho, das 12h00 às 14h00, e no dia 23 de Junho, das 18h00 às 19h00.

Informa-se ainda que a área temática ‘Quelho das Desgraças’ apresenta uma forte componente cénica e sonora, sendo particularmente intensa do ponto de vista sensorial.

Estas medidas inserem-se num compromisso assumido pelo Município para tornar os eventos públicos cada vez mais inclusivos, promovendo a participação plena de todos os cidadãos.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Centro Histórico: há 24 anos Património Cultural da Humanidade da UNESCO

Guimarães vive, este Sábado, dia 13 de Dezembro, os 24...

Universidade do Minho: estudantes de Música com vários prémios

Os estudantes do departamento de Música da Escola de Letras, Artes...

ExcentriCidade: residência artística em Pevidém dedicada aos ‘Ritmos da Comunidade’

Pevidém está pronto para receber uma nova residência artística...

Memória viva: D. Afonso Henriques faleceu há 840 anos

Perante a estátua do primeiro rei, em frente ao...