Erasmus+: projecto da Caisa na Lituânia com foco no canto polifónico e intercâmbio cultural

Data:

A Caisa – Cooperativa de Artes, Intervenção Social e Animação – promove uma mobilidade internacional à cidade de Vilnius, capital da Lituânia, no âmbito de um projecto europeu de educação de adultos que decorre entre 28 de Maio e 2 de Junho.

A comitiva é composta por 12 participantes, entre os quais oito pessoas participantes e quatro acompanhantes, que participam numa experiência imersiva de aprendizagem em torno do canto polifónico e da valorização da diversidade cultural.

PUB

Durante seis dias, os participantes irão explorar a cidade histórica de Vilnius, participar em actividades culturais, assistir a espectáculos do festival ‘Skamba Skamba Kinkliai’ e integrar um workshop prático de canto tradicional polifónico lituano, dinamizado pela formadora Rima Kuriene e um grupo coral local.

Para muitos dos participantes, esta foi a primeira experiência de mobilidade internacional, revelando-se uma oportunidade transformadora ao nível do crescimento pessoal, da valorização da cultura europeia e do combate ao isolamento e envelhecimento passivo.

Criada em 2015, a Caisa é uma cooperativa multi-sectorial. © Direitos Reservados

Através de métodos de educação não formal, como a aprendizagem pela prática, o contacto directo com tradições vivas e momentos de reflexão em grupo, esta mobilidade contribui para o desenvolvimento de competências sociais, culturais e emocionais, reforçando a missão da Caisa de criar comunidades mais coesas, inclusivas e activas.

Este projecto contou com o apoio do programa Erasmus+ e insere-se na estratégia da Caisa de promoção de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida, com especial enfoque na população sénior.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Centro Histórico: há 24 anos Património Cultural da Humanidade da UNESCO

Guimarães vive, este Sábado, dia 13 de Dezembro, os 24...

Universidade do Minho: estudantes de Música com vários prémios

Os estudantes do departamento de Música da Escola de Letras, Artes...

ExcentriCidade: residência artística em Pevidém dedicada aos ‘Ritmos da Comunidade’

Pevidém está pronto para receber uma nova residência artística...

Memória viva: D. Afonso Henriques faleceu há 840 anos

Perante a estátua do primeiro rei, em frente ao...