São 10 pequenos documentários das residências artísticas realizadas ao longo de 2024 em sete freguesias do concelho vimaranense. Estes documentos de vídeo reuniram testemunhos de artistas, produtores e públicos com apresentações regulares todas as Quintas-feiras à noite.
“O Município de Guimarães programou nove residências artísticas em 2024 em várias freguesias do território com um acompanhamento vídeo-gráfico que documentou processos criativos, modelos de trabalho e de apresentação de artistas e associações culturais, não só de Guimarães, mas também de outros pontos geográficos do Norte do país. Nestes documentos digitais presentes na secção ‘Ver Agora’ da agenda municipal, o público pode usufruir de um acesso privilegiado aos bastidores da programação elaborada entre Município, freguesias, associações culturais locais e programadores” – salienta o Município de Guimarães em comunicado.
Profissionais das diversas áreas artísticas, como o teatro, a música, artes plásticas e até da multi-disciplinaridade entre elas, contribuíram para o enriquecimento das comunidades locais, cruzando projectos pessoais com histórias, lendas e mitos, para assim enriquecer o programa e fomentar a criatividade dos participantes. Ao longo de vários meses, diversos temas foram abordados em cada um dos projectos, sempre com valências distintas entre todos.
Este ciclo documental, captado e editado por Chirin Jorg, revela também o legado deixado em cada um dos territórios, com memórias e testemunhos importantes dos processos artísticos. Colectividades como a Associação de Dança de Guimarães, ATrama, Thíria, TetrAcord’Ensemble, ETCetera, ondamarela e os artistas Marisa Oliveira e Alexandre Gonçalves foram alguns dos responsáveis por levar a bom porto uma dezena de projectos artísticos.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.