Em Guimarães: documentários das Residências Artísticas podem ser vistos na plataforma

Data:

São 10 pequenos documentários das residências artísticas realizadas ao longo de 2024 em sete freguesias do concelho vimaranense. Estes documentos de vídeo reuniram testemunhos de artistas, produtores e públicos com apresentações regulares todas as Quintas-feiras à noite.

“O Município de Guimarães programou nove residências artísticas em 2024 em várias freguesias do território com um acompanhamento vídeo-gráfico que documentou processos criativos, modelos de trabalho e de apresentação de artistas e associações culturais, não só de Guimarães, mas também de outros pontos geográficos do Norte do país. Nestes documentos digitais presentes na secção ‘Ver Agora’ da agenda municipal, o público pode usufruir de um acesso privilegiado aos bastidores da programação elaborada entre Município, freguesias, associações culturais locais e programadores” – salienta o Município de Guimarães em comunicado.

Profissionais das diversas áreas artísticas, como o teatro, a música, artes plásticas e até da multi-disciplinaridade entre elas, contribuíram para o enriquecimento das comunidades locais, cruzando projectos pessoais com histórias, lendas e mitos, para assim enriquecer o programa e fomentar a criatividade dos participantes. Ao longo de vários meses, diversos temas foram abordados em cada um dos projectos, sempre com valências distintas entre todos.

Este ciclo documental, captado e editado por Chirin Jorg, revela também o legado deixado em cada um dos territórios, com memórias e testemunhos importantes dos processos artísticos. Colectividades como a Associação de Dança de Guimarães, ATrama, Thíria, TetrAcord’Ensemble, ETCetera, ondamarela e os artistas Marisa Oliveira e Alexandre Gonçalves foram alguns dos responsáveis por levar a bom porto uma dezena de projectos artísticos.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

CAISA: partilha musical e diálogo cultural com o Canto Polifónico em Itália

A CAISA - Cooperativa de Artes, Intervenção Social e Animação foi...

Couros: celebração do 2º aniversário de inscrição no património da UNESCO

Começam, hoje, três dias de celebrações para assinalar o...

Citânia Viva: 20 anos depois da primeira edição

A Casa do Povo de Briteiros, vai evocar os...

Curso Profissional de Bombeiro: 12 jovens vão frequentar formação na Francisco de Holanda

O 'Curso Profissional de Bombeiro' (nível 4), no concelho...