Descentralização Cultural: Residências Artísticas em Brito e Pevidém

Data:

No âmbito do projecto Excentricidade – Outros Palcos Mais Cultura – estão a decorrer as últimas residências artísticas do ano, na área das artes plásticas e interpretação e teatro, nas freguesias de Pevidém e Brito.


O projecto Excentricidade foi criado em parceria com juntas de freguesia e redes de parceiros locais do território vimaranense, no âmbito da descentralização cultural, e tornou-se “mais participativo”.

O objectivo é proporcionar o envolvimento da comunidade com os artistas através de ensaios abertos e daí resultar espectáculos para a promoção dos costumes e tradições do próprio território.

Na freguesia de Pevidém decorre a residência artística na área das artes plásticas e interpretação, que conta com a participação da comunidade local e é dinamizada pela artista Cristina Cunha.

Desta iniciativa resultará uma performance, sob título LUZEIROS, que será apresentada ao público no dia 8 de Dezembro, às 17h30, no coreto da Praça Francisco Inácio.

São parceiros desta residência a junta de freguesia de Selho São Jorge, a associação Sol do Miral, a Sociedade Musical de Pevidém, o Centro Paroquial de Selho São Jorge e a associação Vida a Cores.

Em Brito, é o teatro a área focal da residência artística, que conta com a participação da comunidade local e é dinamizada pela Astronauta Associação Cultural (ASTAC). Esta actividade culminará no espectáculo MIRACULUM, que será apresentado nos espaços criativos de Brito nos dias 16 e 17 de Dezembro às 21h30 e dia 18 de Dezembro às 18h00.

A junta de freguesia de Brito, a associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola de Casais, a associação de Pais das Escolas de Brito, a Ritmos (Academia de Artes), Centro Social de Brito, os Escuteiros Católicos (Agrupamento 366), o Brito Boot Camp e a Astronauta Associação Cultural são os parceiros desta residência.

📸 Município de Guimarães

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

Gualterianas: entre a folia e o religioso em tempo de (muito) calor

Esta edição das festas da cidade, têm uma condicionante:...

Contextile: ‘Ciclos – no território têxtil de Guimarães e Vale do Ave’

A plataforma Magic Carpets, da qual faz parte a...

Gualterianas: Guimarães celebra o Fado com três noites imperdíveis no Largo de Donães

No âmbito das Festas da Cidade e Gualterianas, a Associação...

Artesanato: uma feira para ver a criatividade daqueles que vivem com arte manual

O tempo não está para feiras, durante o dia,...