A sessão de homenagem aos candidatos e eleitos pelo círculo de Braga à Assembleia Constituinte de 1975, iniciativa inserida no programa inter-municipal ’48 anos a não esquecer. 50 para celebrar’, promovido pela comissão de homenagem aos democratas do distrito de Braga, realiza-se no próximo Sábado, dia 1 de Junho, pelas 17h00, no Teatro Jordão.
Esta cerimónia inscreve-se num ciclo iniciado em 2022, que tem percorrido o território do distrito de Braga com o objectivo de reconhecer o legado de cidadãs e cidadãos que, em diferentes momentos e formas, contribuíram de forma decisiva para o triunfo da ‘Revolução de Abril’ e para a edificação do Estado democrático em Portugal.
O projecto – transversal, inter-geracional e inclusivo – recupera os testemunhos de quem enfrentou o longo período de 48 anos de Estado Novo e celebra os 50 anos de construção democrática em liberdade, envolvendo várias gerações numa reflexão viva e partilhada sobre a democracia.

O lema ‘Memória e Liberdade’ norteia esta acção simbólica, que pretende destacar o papel dos constituintes enquanto ‘Construtores da Liberdade’, honrando os seus contributos na elaboração da Constituição da República Portuguesa de 1976, pedra angular da democracia portuguesa.
O Município de Guimarães associa-se a este momento, prestando tributo a nomes da história política do distrito e ao espírito colectivo de participação e compromisso que moldou o Portugal de hoje.
Recorde-se que os deputados (vimaranenses) constituintes eleitos foram Fernando Alberto e Fernando Roriz (PSD) e António Mota Prego (PS).
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.