Curso Profissional de Bombeiro: 12 jovens vão frequentar formação na Francisco de Holanda

Data:

O ‘Curso Profissional de Bombeiro’ (nível 4), no concelho de Guimarães, vai começar neste ano lectivo em funcionamento na escola secundária Francisco de Holanda.

A nova e inovadora oferta formativa para todos os alunos que ingressam no ensino secundário vai iniciar-se, ao abrigo do protocolo celebrado entre a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, a Escola Nacional de Bombeiros e o agrupamento de escolas Francisco de Holanda.

PUB

Inscreveram-se 12 estudantes do 10.º ano e o início do ano lectivo foi assinalado com uma sessão de boas vindas. Os pais participaram para esclarecer dúvidas e questões relacionados com o curso.

“Vimos concretizar-se uma aspiração que tínhamos há um ano, quando lançamos esta nova oferta formativa.”

“Este é um momento feliz para os Bombeiros Voluntários de Guimarães, porque vimos concretizar-se uma aspiração que tínhamos há um ano, quando lançamos esta nova oferta formativa que é simultaneamente importante para os jovens vimaranenses e para a nossa corporação”, acentuou João Pedro Castro, presidente dos bombeiros.

O ‘Curso Profissional de Bombeiro’, destinado a jovens de ambos os sexos que tenham concluído o 9.º ano de escolaridade e ingressam agora no 10.º ano, oferece aos formandos a possibilidade de terem uma formação de nível secundário que pode ter dupla certificação e um domínio de especialização. 

Assim, no fim do ensino secundário, os jovens que optaram pela oferta formativa terão a certificação escolar correspondente e um diploma de bombeiro/a que os habilita para o exercício da profissão. 

“Acreditamos que esta será, seguramente, uma grande mais-valia para ambas as partes.”

“O início desta nova oferta formativa em Guimarães é um motivo de satisfação e orgulho, oferecendo a todos os jovens do nosso concelho uma possibilidade de valorizarem as suas competências académicas e profissionais. Acreditamos que esta será, seguramente, uma grande mais-valia para ambas as partes”, sublinha Rosalina Pinheiro, directora do agrupamento de escolas Francisco de Holanda.

O curso funcionará alternadamente nas instalações do agrupamento de escolas Francisco de Holanda e no quartel dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, procurando assim contribuir para a qualificação profissional de jovens formandos, para a sua empregabilidade e prosseguimento de estudos. 

“Os Bombeiros de Guimarães estarão sempre ao lado da equipa formativa da escola e destes jovens para fornecer aos alunos e famílias todas as informações e condições necessárias para que conheçam melhor esta nova oferta formativa, esclareçam todas as suas dúvidas e juntos possamos alcançar o sucesso que todos desejamos”, acrescentou o Comandante Luís Andrade.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Centro Histórico: há 24 anos Património Cultural da Humanidade da UNESCO

Guimarães vive, este Sábado, dia 13 de Dezembro, os 24...

Universidade do Minho: estudantes de Música com vários prémios

Os estudantes do departamento de Música da Escola de Letras, Artes...

ExcentriCidade: residência artística em Pevidém dedicada aos ‘Ritmos da Comunidade’

Pevidém está pronto para receber uma nova residência artística...

Memória viva: D. Afonso Henriques faleceu há 840 anos

Perante a estátua do primeiro rei, em frente ao...