São Torcato comemorará no próximo dia 21 de junho, 30 anos de elevação ao estatuto de Vila. Uma Vila com história, que recua aos primórdios da fundação da nacionalidade, com ação direta no nascimento do nosso país. São Torcato é religião, cultura popular e tradições, envoltas em festas, romarias e folclore.
A nossa Vila é ainda património natural e edificado, com monumentos únicos, como são o caso da majestosa Basílica de São Torcato ou a Igreja Paroquial (classificada parcialmente como património nacional). Somos ainda uma terra de trabalho, ligado ao mundo rural, aos curtumes e à cantaria. Somos uma terra de lutadores, que se orgulha do seu passado, presente e que prepara o seu futuro, sempre com base na força e exemplo das nossas gentes.
Mas a nossa terra continua a projetar-se para o futuro, a desenvolver-se de forma equilibrada e sustentada, afirmando pilares fundamentais nos dias de hoje. A qualidade de vida, o cuidado pela natureza, os equipamentos sociais, desportivos, de lazer e de saúde e a grande força associativa, que verte em inúmeras realizações sociais, desportivas e culturais de grande qualidade.
Hoje, São Torcato assiste a um dos maiores desenvolvimentos das últimas décadas. Digo-o sem qualquer pejo e de forma segura e consciente. A Vila evolui, cresce e completará o ciclo dos equipamentos básicos, com a construção da creche/berçário. Sei bem da grande dificuldade, das duras mas justas “batalhas” travadas, sempre com uma única finalidade, o melhor para São Torcato. Faço-o desde que entrei pela primeira vez para uma instituição da terra, os Escuteiros, mas hoje com a força da convicção e alicerçado em dados factuais, posso concluir que vale sempre a pena lutar e nunca desistir. Quem não se lembra das expressões, “a escola vai fechar” ou “nunca na vida teremos uma creche/berçário em São Torcato”.
A verdade é que simultaneamente teremos, uma escola EB 2,3 nova, de referência nacional e um pavilhão requalificado e ampliado. Um centro de saúde “novo”, criando novas condições para acolher naquele estabelecimento de saúde melhor, os seus utentes e dar as condições certas aos profissionais de saúde, podendo ainda vir a receber novas valências.
Estamos a falar num investimento a rondar os 850 mil euros.
Mas como se não bastassem estes quatro grandes investimentos, que perfazem cerca de 13 milhões de euros, existe um investimento sem precedentes na requalificação de vias, a EM 207-4, o acesso ao parque industrial, a rua 24 de Junho, a rua 25 de Abril, parte da rua da Corredoura, o alargamento, construção de muro e requalificação da rua dos Poços ou a requalificação da envolvente ao cemitério. Estamos a falar num investimento a rondar os 850 mil euros. A tudo isto junta-se a empreitada de substituição e alargamento da rede de água e saneamento, a rede de gás natural na Vila e outras requalificações, ainda a quantificar.
Mas há mais ainda, está para breve a requalificação do Campo D’Ataca, bem como a ser preparado um dos mais arrojados projetos de sempre, que prevê o alargamento definitivo do cemitério da Vila. Sabemos que todo este trabalho só é possível em concertação com o Município de Guimarães, com quem a relação de estreita lealdade institucional e de forte trabalho de parceria tem dados frutos evidentes.
O trabalho com as instituições da Vila e entidades privadas, tem também permitido a São Torcato, sempre com a forte presença da Junta de Freguesia, alavancar projetos e concretizar ambições antigas. A paternidade dos investimentos, sendo naturalmente importante de elencar, não é por certo o mais importante, mas sim a afirmação do conseguimento para a Vila e para melhoria da qualidade de vida dos torcatenses.
Como costumo dizer, nada acontece por acaso e em São Torcato temos a prova disso!
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.