10.1 C
Guimarães
Quinta-feira, Dezembro 12, 2024
Alberto Martins
Alberto Martins
Alberto Martins, 41 anos é empresário e licenciado em gestão. Actualmente é ainda presidente da junta de freguesia da Vila de São Torcato desde 2017, tendo já sido tesoureiro desde 2005 até 2017. Trabalhou e colaborou com diversas empresas, de onde se destaca a empresa Coming Future e a empresa JF Economista Internacionais.

CNE de São Torcato-Mais do que uma instituição, uma forma de vida!

No próximo dia 8 de Dezembro os Escuteiros (CNE) de São Torcato celebram os 74 anos de vida e dão início às comemorações das bodas de diamante. 75 anos dedicados ao escutismo e ao serviço da comunidade.

Os escuteiros representam em si um conjunto alargado de predicados e qualidades, como “dar, servir, partilhar” tão importantes para a comunidade e sobretudo nos dias que correm. Ser escuteiro é estar sempre alerta, na intervenção social, na caminhada cristã e nos exemplos de vida enquanto cidadãos. O fundador do escutismo Baden-Powell inspirou gerações de jovens e tem numa das suas míticas frases o resumo da sua vida e do espírito de quem é escuteiro, “O melhor meio de alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros”. Ser escuteiro é assim um modo de viver, ajudar quem precisa sem querer nada em troca.

Esta nobre instituição arregaçou as mangas, contribuindo para a recolha de cerca de 3 toneladas de alimentos.

Aqui, na Vila de São Torcato os escuteiros tem tido um papel muito importante para toda a comunidade, intervindo socialmente e formando melhores cidadãos. O exemplo recente da recolha de bens alimentares em Março deste ano, em parceria com a Junta de Freguesia e em plena pandemia, permitiu dar resposta a uma situação terrível, que acometeu diversos agregados familiares do vale de São Torcato. Numa altura em que o mais fácil era estar resguardado em casa, esta nobre instituição arregaçou as mangas, contribuindo para a recolha de cerca de 3 toneladas de alimentos.

Este exemplo demonstra a proatividade desta coletividade e a sua importância no seio de toda a comunidade. Apesar do quadro que vivemos, com as restrições de atividades e as dificuldades de índole financeiro que todas as instituições vivem, os escuteiros de São Torcato continuam a demonstrar uma resiliência incrível, conseguindo se renovar diariamente, projetando-se num futuro que será certamente risonho.

Eu tive a felicidade de ser escuteiro. Nos 4 anos que pertenci a esta grande instituição aprendi muito, absorvi os valores do escutismo, que me deram ferramentas para o futuro. O espírito de grupo, de partilha e os valores sociais e cristãos contribuíram decisivamente para o cidadão que sou hoje. Uma vez escuteiro, escuteiro para sempre é assim que ainda me sinto.

Neste próximo ano, toda a comunidade será chamada a participar nesta grande comemoração que serão os 75 anos dos Escuteiros de São Torcato. Uma celebração de uma coletividade que merece o agradecimento de todos, pela escola da vida que é e sobretudo pelas sementes de valores de humanismo que plantou.

Muito obrigado aos homens e mulheres que se dedicaram ao escutismo em São Torcato, muito obrigado aos Escuteiros de São Torcato e muitos parabéns.

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também