10.5 C
Guimarães
Terça-feira, Maio 21, 2024
Alberto Martins
Alberto Martins
Alberto Martins, 41 anos é empresário e licenciado em gestão. Actualmente é ainda presidente da junta de freguesia da Vila de São Torcato desde 2017, tendo já sido tesoureiro desde 2005 até 2017. Trabalhou e colaborou com diversas empresas, de onde se destaca a empresa Coming Future e a empresa JF Economista Internacionais.

A importância da requalificação do acesso ao Parque Industrial de São Torcato

A requalificação do acesso ao parque industrial de São Torcato é há muitos anos, uma necessidade premente para todas as indústrias e restauração que lá estão instaladas, mas também para todos os que vivem na linha de passagem dos pesados que acedem a esta infraestrutura.

Sabemos bem da importância deste parque, quer para a Vila de São Torcato, quer para todo o concelho, uma vez que lá estão instaladas empresas de enorme qualidade em diversos setores, com especial destaque para o calçado e para a reciclagem e reaproveitamento de plástico.

Nessas empresas está a base do emprego da Vila, do desenvolvimento económico e estrutural de outros estabelecimentos e negócios, como a restauração e da base de fixação de população, num vale tendencialmente envelhecido e que urge inverter. Acresce ainda, que é o mesmo acesso que permite chegar ao destacamento territorial da GNR de Guimarães e onde estão sediados grande parte dos serviços técnicos desta força de segurança ao nível regional. 

O crescente ritmo de passagem de pesados, a exponencial degradação de um piso, gasto pelo impiedoso correr dos anos, fazem deste parque e da rua de acesso (rua D. Afonso Henriques), um tormento para funcionários, empresários, camionistas, utilizadores dos serviços da GNR e moradores, um verdadeiro calvário sem fim. Uma palavra se impõe de apreço e consideração, para os agricultores da zona, que amiúde e sobretudo quando, a um piso gasto se junto a chuva ou o gelo, são chamados para rebocar com os seus tratores, camiões que necessitam de trazer ou levar mercadoria do referido parque. 

Este não será por certo um bom cartão de visitas, desde logo para o parque, para a Vila de São Torcato e necessariamente para a captação de empresas para o local, nem para o concelho de Guimarães. Uma nota ainda para a capacidade de adaptação e resistência, que as empresas ali instaladas tem tido para não se mudarem para outros locais, muitas vezes mais atrativos, prevalecendo a ligação à terra e a uma mão de obra altamente qualificada.

Está em processo final de elaboração, o projeto de requalificação do parque industrial de São Torcato.

Esta situação, irá brevemente mudar, estou plenamente convicto. Está em processo final de elaboração, o projeto de requalificação do parque industrial de São Torcato, tendo inclusive sido lançado o concurso público de elaboração das especialidades (externo ao Município) do mesmo, no sentido do projeto avançar o mais rapidamente possível.

Existe o compromisso e vontade do Município, para que após a conclusão do projeto e independentemente dos apoios comunitários, o concurso para a execução da obra seja lançado o mais brevemente possível, entendendo o mesmo como prioritário.

Esta será por certo, uma das obras de maior importância dos últimos anos para a Vila e o trabalho de parceria, com a habitual acutilância e descrição junto do Município de Guimarães, irá por certo, trazer a habitantes, empresas, GNR e utilizadores daqueles acessos, uma dignidade, qualidade e eficácia que até agora, apenas ‘soava a miragem’. Esta não será uma simples requalificação, mas sim uma obra estruturante e transversal para o desenvolvimento económico da Vila.

Com esta requalificação, este parque poderá assim atrair novas empresas e dar as condições exigidas às que já lá estão instaladas. Permitirá ainda à população residente, voltar a poder sair de casa, sem estar preocupada com a água que se acumula nos regos provocados pelos rodados dos camiões. No fundo devolver dignidade a uma rua que tem o nome do nosso primeiro Rei, D. Afonso Henriques!

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

1 COMENTÁRIO

  1. Coragem Sr Presidente pois suponho que este projeto lhe tenha dado algumas dores de cabeça visto os Anos de luta para sua realização Espero agora seja para breve e que as tais especialidades sejam bem estudadas para não haver arrependimentos apos a obra concluida seria de lamentar por isso esteja atento pois existem aqui nesta zona varias complicações e era bem que ficassem eliminadas para o bem de todos Atentamente M.C.Pereira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também