Começam, hoje, três dias de celebrações para assinalar o segundo aniversário da inscrição de Couros na UNESCO.
Com uma programação plural, diversificada e aberta à comunidade, a comemoração desta efeméride, evoca-se a memória e identidade deste território singular, projectando simultaneamente o seu futuro, através de iniciativas que cruzam património, ciência, arte, música e participação comunitária.
O programa inclui workshops, exposições, concertos corais, percursos performativos, debates e actividades inter-geracionais, reflectindo diferentes perspectivas sobre a herança da Zona de Couros e o seu papel na vida contemporânea de Guimarães.
Entre os destaques do programa, estão a ‘Visita Memória à Antiga Fábrica de Curtumes Âncora’, a exposição ‘Couros e Peles nas Colecções da Sociedade Martins Sarmento’, a inauguração do mural ‘Mergulho’, de Luís Canário Rocha e Ana Duarte, da exposição ‘Trânsitos’, de José Caldeira, Manuel Rodrigues e Patrícia Marinho Oliveira, e o percurso ‘Co(u)ral’, com a participação de coros de Guimarães, Porto e Santiago de Compostela.
A programação inclui, ainda, iniciativas de natureza e memória, como o Bioblitz diurno e o percurso ‘Memórias da Zona de Couros’. As inscrições já se encontram abertas.
O evento é organizado pelo Município de Guimarães, em articulação com diversas instituições culturais e científicas, reafirmando o compromisso da cidade com a inovação cultural, a sustentabilidade e a preservação da memória colectiva.
O programa detalhado do 2.º aniversário da elevação da Zona de Couros a Património Cultural da Humanidade da UNESCO pode ser consultado: aqui.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.



