A Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) aponta à criação de “uma escola internacional de gestão em saúde e aplicada à saúde global”.
Segundo o seu presidente, António Almeida Dias, será capaz de dar resposta a desafios como o envelhecimento populacional, o aumento das doenças crónicas ou a necessidade de uma abordagem integrada em saúde.
A apresentação da ‘International Health Business School’ (IHBS) realizou-se na Câmara Municipal de Guimarães. E Domingos Bragança sublinhou o papel da nova instituição para a cidade.
“Guimarães é uma cidade universitária, com a Universidade do Minho, o IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, a Universidade das Nações Unidas, e a partir de Outubro de 2025, também com a CESPU – Cooperativa de Ensino Universitário e Politécnico, a qual inicia a sua instalação com esta escola internacional de gestão em saúde, para as respostas formativas e de inovação em saúde, no contexto científico e académico de Guimarães”.

A CESPU tem sede prevista para o edifício do Verbo Divino, em Azurém, embora, numa fase inicial, funcione provisoriamente no estádio D. Afonso Henriques. A IHBS centra a sua oferta em mestrados e MBA’s internacionais, lecionados em português, espanhol e inglês, dirigidos a profissionais que pretendam especialização avançada em áreas como transformação digital, inteligência artificial, biotecnologia, ciber-segurança ou sustentabilidade.
E tem como ambição global, o lançamento de uma rede CESPU–IHBS Connect, com pólos na Europa, América Latina e África, promovendo dupla certificação, mobilidade académica e semanas internacionais de imersão. Em paralelo, o ThinkHealth Lab funcionará como centro de investigação aplicada e consultoria estratégica, complementado por programas de incubação para startups na área da saúde.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.



