CDU: identifica problemas de mobilidade em visita a Brito

Data:

Uma comitiva da Coligação Democrática Unitária (CDU) esteve presente, ontem, 24 de Outubro, na freguesia de Brito, em contacto com a população, sendo o tema desta visita a mobilidade, incluindo a pedonalização e a segurança.


A delegação da coligação PCP/PEV integrava, entre outros activistas, o eleito da CDU na assembleia municipal, Torcato Ribeiro, e a eleita na assembleia de freguesia de Brito, Susana Meira, que ouviram as preocupações antigas de quem reside e de quem diariamente utiliza esta via.

Em comunicado, a coligação explica tratar-se de “uma via muito movimentada, com trânsito intenso, com elevado grau de perigosidade por não ter passeios e, os poucos que tem, não serem indicados para pessoas com mobilidade reduzida ou para a circulação de carrinhos de bebé”

São apontados outros problemas como as passadeiras para peões não estarem “devidamente sinalizadas” e não se encontrar “uma perto da paragem de autocarro”, “bermas não são limpas pelas entidades competentes” e o facto de não existirem “nem passeios nem bermas acessíveis” que, por sua vez, “dificulta a pedonalização em segurança”.

Acrescentam, ainda, que na recta da Chá, como é conhecida, “as árvores não se encontram devidamente podadas, o que acontece há muitos anos, tapando a sinalização de trânsito, e as raízes levantaram o asfalto tornando a circulação de automóveis perigosa”.

A coligação esclarece que estas questões “foram levadas às reuniões de assembleia de freguesia durante anos pela voz dos eleitos da CDU” mas que “nada foi feito, apesar do discurso do executivo PS na Câmara Municipal anunciar grandes mudanças na mobilidade para o concelho de Guimarães, desde 2015”.

No mesmo comunicado, é alertado que a “falta de execução do plano de mobilidade, nesta e em todas as freguesias, leva a consequências graves”, adicionando que em Junho deste ano, “uma jovem de 14 anos foi ali atropelada”.

“Nesta via é possível tornar os sinais de trânsito mais visíveis”.

A CDU sublinha que “nesta via é possível tornar os sinais de trânsito mais visíveis, colocar semáforos de controle de velocidade e iluminar as passadeiras para peões” e deixam claro que voltarão a questionar a junta de freguesia de Brito e a Câmara Municipal. 

“A comitiva da CDU foi convidada pela população a verificar também o estado degradado em que se encontra a rua das Escolas Primárias, uma via muito movimentada devido às estruturas que ali se encontram”, lê-se em comunicado. O problema nesta zona é que, segundo a coligação, “a falta de escoamento da água da chuva faz com que os paralelos se soltem, tornando a circulação perigosa”

📸 Direitos Reservados

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Guimabus: defende a sua honra e esclarece procedimentos que deram multas contestadas agora por serem desproporcionais

A empresa concessionária do transporte público municipal estranhou a...

Partido Socialista: almoço de Reis com António José Seguro

A concelhia de Guimarães convidou para o seu almoço...

Guimabus: renegociar concessão para melhorar serviço prestado aos cidadãos

Ao mesmo tempo que a Câmara aprovava a aplicação...

Campus de Justiça: Câmara pode assumir a empreitada que será paga pelo Governo

Foi no período de antes da ordem do dia,...