A CAISA – Cooperativa de Artes, Intervenção Social e Animação foi a Grottammare, em Itália, apostando numa “experiência inesquecível no âmbito de uma mobilidade Erasmus+ dedicada ao canto polifónico”.
A ‘Alma Academy Liszt Music Art’, e o seu director Alceste Aubert, abriu as portas da instituição e da comunidade local à CAISA. Para além da partilha musical e do diálogo cultural, estes dias têm servido para lançar as bases de uma parceria sólida entre as duas organizações, que já planearam a continuidade conjunta do trabalho para o próximo ano.
Entre as iniciativas futuras, está a preparação de um projecto de co-criação comunitária que envolverá directamente as comunidades de Guimarães e Grottammare, reforçando a ligação entre os dois territórios através da música, da cultura e da participação cidadã.
A CAISA visitou uma escola local, onde apresentou o projecto e partilhou músicas tradicionais portuguesas, criando um momento de diálogo inter-cultural com estudantes italianos; e ofereceu um concerto espontâneo à comunidade local, numa “experiência profundamente simbólica e inspiradora”.

“Mais do que música, estamos a construir uma parceria duradoura.”
“Este intercâmbio tem sido um verdadeiro exercício de colaboração europeia. O acolhimento da ‘Alma Academy Liszt Music Art’, foi fundamental para que esta experiência fosse tão rica. Mais do que música, estamos a construir uma parceria duradoura e a preparar um projecto de co-criação comunitária que unirá Guimarães e Grottammare num mesmo diálogo cultural e humano”, sublinha a direcção da CAISA.
Esta mobilidade em Grottammare reforça o papel do Erasmus+ na promoção da cooperação cultural e da cidadania europeia, demonstrando como a música pode ser ponte entre povos e territórios.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.



