Brigada Verde: Prazins Santo Tirso e Corvite também tem a sua

Data:

Apresentou-se com uma plantação de árvores, na escola EB/JI de Deserto, em Prazins Santo Tirso, no último Sábado.


Era uma das (uniões) freguesias que ainda não tinha constituído a sua Brigada Verde. E no decorrer dos trabalhos finais de embelezamento de vários talhões de uma horta pedagógica, ficou constituída.

Uma plantação de árvores incluiu-se neste programa em que participaram professores, pais e alunos da escola, bem como os aderentes à Brigada Verde.

O presidente da Câmara, Domingos Bragança, também lá esteve ao lado de Carlos Borges, presidente da União de Freguesias, e uma equipa do Laboratório da Paisagem, entidade que acompanhará de perto a actividade que, a partir de hoje, se desenvolverá.

Domingos Bragança, realçou a importância do envolvimento de toda a comunidade para o progresso e desenvolvimento e para uma mais rápida resolução dos problemas. “A força de uma comunidade é o que se está a sentir aqui hoje”, frisou.

O presidente da Câmara reforçava a ideia de “uma sociedade ambientalmente sustentável como um desígnio importante para todos, e deixava claro que, a par das causas ambientais, as causas sociais são fundamentais para que as pessoas se sintam disponíveis para mudar os seus comportamentos, pois quem está preocupado em garantir o sustento da sua família, não está preocupado com outras coisas”.

A necessidade de uma educação de base ambiental, para que os comportamentos de amanhã sejam diferentes, foram vincados pelo presidente da Câmara que qualificou o trabalho do Laboratório da Paisagem como importante.

“Vivemos cerca de dois anos em pandemia, o que nos retirou algum foco de outras coisas importantes, como viver em harmonia com a natureza, num contexto de bem-estar e saúde”, salientou.

“Se há coisa que na política me agrada, é a política ambiental, é investir na educação dos mais jovens e dos adultos”.

Evocou a candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia, e o 5º lugar conseguido, para reiterar a apresentação de nova candidatura, a submeter em 2023. Um compromisso com o ambiente sustentável, pois, “se há coisa que na política me agrada, é a política ambiental, é investir na educação dos mais jovens e dos adultos”.

Falou dos elogios da União Europeia aos dois projectos de Guimarães nesta área, e que foram as Brigadas Verdes e o projecto educativo Pegadas.

O presidente da União de Freguesias, agradeceu a boa vontade de todos para que o projecto fosse possível, em especial a Domingos Bragança, à professora Fátima, a Lino Lopes, um dos responsáveis da Brigada Verde, a Carlos Ribeiro e Susana Falcão, do Laboratório da Paisagem, a Crisália Alves, do Departamento de Serviços Urbanos da Câmara, e aos pais e alunos da EB1 de Deserto.

“Temos que crescer na consciência ambiental e na sustentabilidade”.

Carlos Borges disse que “temos que crescer na consciência ambiental e na sustentabilidade” e fez votos para que as crianças possam brincar muito e sonhar com um futuro comunitário melhor.

📸 Município de Guimarães

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

EURESFO: os primeiros passos para a organização do fórum

O European Urban Resilience Forum (EURESFO) promoveu uma visita...

Vitrus: fiscalização ambiental registou 616 ocorrências em 2025

O balanço da actividade do serviço de fiscalização ambiental,...

São Torcato: mais de duas mil árvores plantadas na Pedra Fina

É mais uma acção em que o tecido empresarial...

CVE 2026: Ricardo Araújo quer Guimarães “uma cidade mais verde, mais justa e mais resiliente”

Guimarães passou a respirar o ar da Capital Verde...