Bombeiros: presidente da Câmara aplaude construção do futuro com novas gerações

Data:

Os Bombeiros Voluntários de Guimarães viveram no Sábado um dia dedicado ao juramento de bandeira de novos elementos, ao reforço de uma nova ambulância, à formação e à renovação geracional da corporação.

Uma cerimónia que teve como um dos momentos centrais a apresentação da primeira escola de Infantes e Cadetes, o juramento de bandeira de novos bombeiros e a apresentação de uma nova ambulância de socorro, resultado de um investimento de cerca de 86 mil euros, integralmente financiado por Joaquim Oliveira Mendes e pelo apoio solidário da comunidade. O novo veículo vem reforçar a capacidade operacional da corporação e melhorar a resposta às situações de emergência no concelho.

PUB

“Este quartel é um lugar onde Guimarães encontra todos os dias a sua melhor consciência solidária, a sua prontidão e o seu coração mais generoso”, salientou o presidente da Câmara Municipal.

Ricardo Araújo, partilhou com os bombeiros esta experiência de proximidade, num evento denominado ‘Chama do Futuro’, assistindo à apresentação das equipas de Infantes e Cadetes, composta por jovens entre os 10 e os 16 anos, que iniciam agora um percurso formativo com vista à sua futura integração no corpo de bombeiros. 

Os alunos que frequentam o Curso Profissional de Bombeiros, a funcionar na escola secundária Francisco de Holanda, também, desfilaram em conjunto com os novos 10 bombeiros que fizeram o juramento de bandeira.

A iniciativa ‘Chama do Futuro’ reuniu bombeiros, jovens, famílias, empresários e autoridades locais. © GA!

Ricardo Araújo saudou com uma palavra especial de reconhecimento “às famílias destas crianças e jovens, porque educar para a solidariedade e o bem-comum é um dos maiores actos de cidadania que se pode praticar”.

“Quero que saibam que o vosso juramento honra Guimarães. A vossa entrega engrandece esta corporação.”

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, felicitou, também, de forma particular os “dez novos bombeiros e bombeiras que, após um ano de formação intensa, exigente e transformadora, assumem publicamente um compromisso solene. Um compromisso que não se limita a palavras, mas que se traduz em disponibilidade permanente, em risco assumido e em coragem colocada ao serviço da comunidade. Quero que saibam que o vosso juramento honra Guimarães. A vossa entrega engrandece esta corporação”.

Ricardo Araújo destacou, ainda, a importância estratégica da aposta simultânea nos meios materiais e no capital humano, sublinhando que “apostar na formação, nos jovens e na qualificação é investir num futuro mais preparado, mais seguro e mais humano”. Reiterou também o compromisso do Município em continuar a apoiar os Bombeiros Voluntários de Guimarães, reconhecendo o seu papel essencial na segurança, na coesão social e na identidade solidária do concelho.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookX e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Luz da Paz de Belém: cerimónia realiza-se nas Taipas e acolherá 53 agrupamentos de escuteiros

A Junta de Núcleo de Guimarães do Corpo Nacional...

Capela de Santa Luzia: reabre, restaurada, no dia da padroeira e nos 24 anos de Guimarães como Património Mundial

A Capela de Santa Luzia, situada na rua Francisco...

Casfig: concelho de gestão quer alinhar estratégia da habitação com as necessidades das famílias

Com o objectivo de ouvir directamente os vimaranenses, identificar...

Bombeiros: Plano e Orçamento 2026 em assembleia-geral

Os sócios da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de...