O dia dos Ex-Combatentes foi comemorado com “uma cerimónia de homenagem marcada por um forte sentido de respeito, memória e gratidão”, pela Junta de Freguesia de Barco.
A iniciativa reuniu a comunidade local num momento participado que teve início com uma missa na igreja de Barco, celebrada pelo padre José das Neves Machado, natural da freguesia.
A inauguração do Memorial aos Ex-Combatentes e à freguesia, passa a ser “um espaço que pretende perpetuar a memória, a honra e o reconhecimento de todos aqueles que serviram a Pátria”.
“Este memorial assume-se como um compromisso colectivo de preservar a história, valorizar o passado e sensibilizar as gerações futuras para a importância da paz e da liberdade.”
Destaca a Junta de Freguesia que “mais do que uma estrutura física, este memorial assume-se como um compromisso colectivo de preservar a história, valorizar o passado e sensibilizar as gerações futuras para a importância da paz e da liberdade”.
© 2026 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.


