A estreia acontece na sala multiusos da escola secundária de Caldas das Taipas, no Sábado, dia 7 de Junho, pelas 21h30.
‘Quando o corpo fala!’ é o nome do espectáculo e performance, concebido no formato de residência artística, no âmbito do projecto ‘ExcentriCidade’ promovido pelo Município de Guimarães.
A iniciativa de ATRAMA, tem a colaboração da artista Anja Calas e procura dar respostas no tempo e espaço, para a pergunta: O que é que fala o corpo? “Falamos todos? Em conjunto, em separado ou alternadamente? Tudo em simultâneo?! Que sons é que ouvimos e que sons fazemos quando corremos ou nos mexemos, ou quando passamos por outra pessoa (que tenha trazido o seu corpo, de preferência”.
“As respostas serão dadas num espectáculo coreografado e caracterizado, também, por um certo jogo aleatório divinamente ordenado, respondemos com o corpo colectivo, em várias vozes, sons, gestos e também saltos e estátuas e vários movimentos, num exercício de se estar vivo e poético, porque um é o outro”, salienta a associação.
‘Quando o corpo fala!’ é uma produção original de ATRAMA, com a duração de 60 minutos, com concepção, dramaturgia e encenação de Anja Calas, tendo por base o fruto dos trabalhos desenvolvidos ao longo de cerca de dois meses com os participantes da comunidade.

Conta com o apoio de várias entidades, desde o Município de Guimarães, a Banda Musical de Caldas das Taipas, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Taipas, a Junta de Freguesia de Caldelas, a Taipas Termal, a escola secundária das Taipas assim como o agrupamento de escolas das Taipas.
ATRAMA, nascida 2017 e baseada nas Taipas, é uma companhia que reflecte sobre a arte, a sociedade e a existência e o seu teatro, de reportório próprio, é marcadamente autoral e identitário. O seu compromisso é o palco e tem como objectivo um teatro de confronto, liberdade e pensamento.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.