Rio Ave: água ainda não é suficientemente boa

O Ave que já foi classificado como um dos rios mais poluídos da Europa quer agora obter a classificação de água balnear.


É este o objectivo da Junta de Freguesia de Caldelas que durante o último ano procedeu à monitorização da qualidade da água. A autarquia local quer fazer da praia seca uma praia fluvial. Depois de construído no ano de 2019 um parque de lazer nas margens do rio, a Junta submeteu a qualidade da água à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), mas a avaliação ainda não foi a esperada. De acordo com a Comissão Técnica de Acompanhamento apesar de estar classificada dentro da classe de qualidade “boa”, durante a época balnear de 2020, a existência de um episódio de contaminação e a ausência de histórico, não permitiu a classificação daquela água balnear no primeiro ano de monitorização. Na época balnear de 2020, de todas as análises, apenas uma ultrapassa os limites da classe de qualidade de “aceitável”, mas o suficiente para que não seja possível a sua classificação.

“É importante consolidar os resultados pelo menos mais um ano, para dessa forma darmos garantias a todos os que se queiram banhar no nosso rio…”

Reagindo à decisão o presidente da Junta de Freguesia, Luís Soares, diz compreender a decisão da Agência Portuguesa do Ambiente: “o rio Ave foi um dos rios mais poluídos da Europa. E apesar dos resultados indicarem que a água é boa, é importante consolidar os resultados pelo menos mais um ano, para dessa forma darmos garantias a todos os que se queiram banhar no nosso rio.”

Entretanto, já existe uma proposta de calendário para o ano corrente, “não desistiremos, faremos o nosso trabalho, mas é importante que cidadãos, empresas, a Águas do Norte e também a APA, continuem a trabalhar para que este episódio de poluição não se repita. É verdade que apenas tivemos uma análise que não teve a classificação de boa, mas, infelizmente, foi o suficiente para adiarmos mais um ano a classificação por que tanto lutamos”, lamentou Luís Soares, presidente da Junta de Freguesia.

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

2,728FansCurti
0SeguidoresSeguir
70SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Edição impressa / digital

Leia também

Novo livro: Ferreira de Castro e(m) Guimarães

No âmbito do Dia Mundial do Livro, Álvaro Nunes e...

Síncope: artista Carlos A. Correia estreia hoje no espaço Oub’lá

O espectáculo está dividido em três partes. Músic...

Moreirense: início fatal afasta o 6º lugar

Nos primeiros 11’ da partida, o Moreirense sofreu...

Vitória: o resultado é bem melhor que a exibição

Com um golo de Rochinha (16’), o Vitória importou...

Vitória: inverter o ciclo com o Santa Clara

O jogo com o Santa Clara é crucial no resto do ca...