Foi um fim de semana de muita animação que assolou as Festas de São Jorge em Pevidém, nos passados dias 21, 22 e 23, e nem a chuva que se fez sentir no dia 21 desmobilizou um fim de semana ímpar por terras pevidenses.
Depois da banda Os Patifes terem dado o mote de arranque das festividades, deliciando o publico com a sua sonorização do melhor rock internacional, foi a vez de Pevidém receber, no dia 22, com uma enchente, aquele que é o artista português mais aglutinador de gerações, Quim Barreiros. Ainda durante do dia 22, a Feira do Pecuário e Corrida de Cavalos, numa organização do Grupo das Feiras Francas e Corrida de Cavalos de Pevidém com o apoio da Associação das Festas locais, levaram centenas de pessoas a Pevidém. As Festas São Jorge 2023 ficam ainda marcadas também, pela inédita presença de dj’s na Praça Francisco Inácio, que desde as 17h00 e até às 02h00 da manhã animaram a Vila.
📸 Direitos Reservados
A chuva condicionou uma parte do programa que estava delineado para o dia 23, dia do Padroeiro São Jorge, e depois de cancelada a arruada das Bandas Filarmónicas pelas 08h00 da manhã, foi a vez das mesmas actuarem para um, já numeroso, público da parte da manhã, seguindo-se a Missa Solene.
Da parte da tarde, a procissão em honra do padroeiro São Jorge decorreu com toda a normalidade, e só depois a chuva acabou por afastar algumas das centenas de pessoas que aguardavam e assistir ao despique das Bandas Filarmónicas, com a Banda Local, Banda da Sociedade Musical de Pevidém e Banda de Música de Antas de Esposende, terminando o mesmo pelas 19h30 ainda com um numeroso e fiel público.
📸 Direitos Reservados
Já a partir das 21h00, o Grupo de Danças do CLIPP, do Centro Social de Brito, brindou e emocionou todos os presentes com uma dança, relatando a história do Paraíso com Pevidém (Paraíso é um lugar da Vila de Pevidém que já foi uma freguesia). O Grupo Folclórico Regional e Agrícola de Pevidém actuou de seguida com o melhor que a tradição sabe fazer, e as festas terminaram com a presença do, em ascensão, comediante local, Joaquim Oliveira, que levou as gargalhadas para o público que esteve presente.
A Associação das Festas São Jorge faz um balanço extremamente positivo tendo em conta os quatro meses de actividade para preparação das festas 2023, congratulando-se pelas enchentes que se verificaram, agradecendo assim o apoio da administração local nomeadamente Município de Guimarães e Junta de Freguesia de Selho São Jorge, assim como a todas as empresas e particulares que ajudaram na realização das Festas São Jorge 2023.
📸 Direitos Reservados
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.