Serve freguesias de Briteiros Santo Estevão e Donim
As obras de requalificação e ampliação da Escola de Fafião, na União de Freguesias de Briteiros Santo Estevão e Donim, iniciaram-se a 15 de Julho e deverão estar concluídas dentro de 10 meses.
O renovado edifício da EB1/JI de Fafião ficará dotado de condições de habitabilidade e sustentabilidade energética e, para além da requalificação, o projeto visa a ampliação da escola com um novo corpo a poente, que se desenvolve num só piso, destinado a albergar uma biblioteca, uma sala para ATL, um gabinete administrativo e ainda uma instalação sanitária de apoio ao jardim de infância.
Junto à entrada principal da escola será criado um novo átrio, cuja cobertura se prolonga até à entrada exterior da mesma, assim como novas instalações sanitárias para adultos e pessoas com mobilidade condicionada. A norte serão criados novos balneários e instalações sanitárias, destinadas ao pessoal não docente. O antigo gabinete administrativo passará a funcionar como sala de apoio aos mesmos.
Em termos de eficiência energética, todo o edifício será revestido com isolamento térmico pelo seu exterior, a atual cobertura será substituída, e todas as caixilharias exteriores darão lugar a novas com corte térmico e vidro duplo de alta eficiência. Pretende-se com esta intervenção dotar o edifício de equipamentos que garantam o consumo eficiente de energia, destacando-se neste tipo de utilização o recurso a iluminação de alta eficiência do tipo LED, e assegurar o recurso a fontes renováveis de energia através da instalação de painéis fotovoltaicos.
Nos espaços exteriores, o campo de jogos será requalificado através da aplicação de um piso sintético para um maior conforto dos utentes.
A escola será também dotada de um espaço para parque infantil, onde será aplicado um novo piso específico para o efeito. Os muros que se encontram no perímetro exterior da escola serão revestidos e a atual vedação substituída por uma nova em varões de aço.
O valor de adjudicação da obra é de é 601.425,44 Euros + IVA.
© 2019 Guimarães, agora!