O projecto vai desenvolver-se na área da comissão social inter-freguesias do oeste, a partir de Ronfe.
A recriação de peças de roupa, já com uso, retomando o princípio da economia circular, pode levar a inserir no mercado roupas desgastadas.
A ideia é aliar este processo de reaproveitar peças de vestuário com algum uso mas ainda passíveis de utilização pela sua recriação inteligente.
O CriativaMente, projecto financiado pelo programa Bairros Saudáveis tem associado uma componente de interacção social, levando a que sejam reintegradas pessoas que se sintam um pouco à margem da sociedade.
A loja social que vai funcionar na antiga EB1 de Gemunde, em Ronfe, será o local onde se mobilizarão todas estas vontades. Primeiro por iniciativa da Academia da Razão, uma estrutura com uma componente social que dinamiza as actividades deste projecto.
📸 Município de Guimarães
Marta Paulos, coordenadora do CriativaMente, afirma que “trabalhamos não só a transformação de roupas, mas transformação de vidas e fazemos com que todos se sintam parte integrante desta casa”.
A integração de pessoas com problemas de saúde mental, está a ser desenvolvida à medida das necessidades e potencialidades dos participantes, através da valorização e construção de competências.
Uma acção paralela à transformação de roupas usadas que podem ser aproveitadas na Loja Social.
A abertura da loja social foi assinalada com a presença da vereadora da acção social, Paula Oliveira, que destacou “o exemplo de boas práticas” no seguimento de uma política de cooperação entre diversas entidades na área social em prol do bem-estar dos cidadãos.
Estiveram apresentes as autarcas das freguesias de Brito e Ronfe, Fátima Saldanha e Adelaide Silva, assim como de João Alves, da União de Freguesias de Leitões, Oleiros e Figueiredo.
📸 Município de Guimarães
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.