Jogos, treinos e actividade física serão desenvolvidos ao mesmo tempo que se executam tarefas do ciclo do linho, no parque de lazer da Corredoura, em São Torcato.
É um projecto implementado a partir de Guimarães que desenvolve desporto e actividade física em ambiente urbano, por norma ligado a comunidades com uma herança cultural chegada ao património e parte de um mosaico onde se desenvolvem expressões criativas diversas.
Tem o apoio da União Europeia, ao abrigo do programa Spache que agrupa diversos parceiros e actores activos como a Tempo Livre e o Município de Guimarães. Mas há parceiros de Itália, França, Eslovénia e Holanda.
O programa piloto a implementar na cidade de Guimarães terá a tradição do linho como base para o desenvolvimento de acções que promovam a prática da actividade física, considerando o cultivo e exploração do linho como uma das mais antigas manifestações culturais de Guimarães integrando o património cultural imaterial do concelho.
A referência para a criação do programa piloto é o ciclo de linho, inspirado nas diferentes tarefas associadas a esta actividade agrícola, através de rotinas e exercícios que promovam a actividade física, preservando a memória das tradições rurais vimaranenses.
O conceito de elaboração das diferentes actividades assenta precisamente na inspiração nas tarefas do ciclo do linho, na realização de jogos, sessões de actividade física e circuitos de treino no ginásio.
O projecto reparte-se em três acções principias com diferentes públicos alvo. O A.Linho na Escola, destinado aos jovens em idade escolar, o A.Linho na Vida Feliz para um público sénior e o A.Linho no Ginásio para a população adulta em idade activa.
O A.Linho é, hoje, apresentado, no parque de lazer da Corredoura, em São Torcato, pelas 9h30.
📸 GA!
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.