Reabilitação do bairro
Domingos Bragança propôs à Secretária de Estado da Habitação (Ana Pinho) uma parceria com o Governo. A reunião aconteceu no início de Fevereiro último. O propósito foi a reabilitação do bairro social da Emboladoura, em Gondar.
O Presidente da Câmara Municipal tem vindo a apontar que encontrar soluções para as habitações sociais do concelho degradadas é um dos objectivos do mandato. Na reunião do Executivo de 31 de Janeiro passado, o autarca referiu que a aposta será “a eficiência energética”. Segundo o comunicado de imprensa da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança “deixou em aberto a possibilidade de serem efectuadas alterações à lei” para se encontrar uma solução para o bairro da Emboladoura.
Na mesma reunião de Janeiro último, o autarca foi questionado sobre a requalificação da Rua 24 de Junho, em Aldão. Domingos Bragança respondeu que “as exigências das populações não são compatíveis com simples repavimentações de vias”. Por isso, aquela rua de Aldão “beneficiará de uma construção mais lata”, com a construção de passeios e a instalação de infraestruturas ou mobiliário urbano. “E não é só Aldão. A intervenção estender-se-á a Atães, Selho São Lourenço e Pencelo”, acrescentou. Estes projectos poderão sofrer alterações “desde que o interesse público o justifique”.
O Plano de Investimento para o Concelho acarreta a contracção de um futuro empréstimo. Segundo a mesma nota de imprensa, o valor do mesmo será “de cerca de 10 milhões de euros, para a reestruturação da rede viária, rede essa que já não poderá beneficiar de apoios comunitários”. O Presidente da Câmara Municipal adiantou que, “em cinco anos”, Guimarães amortizou a dívida “em cerca de 30 milhões de euros”.
© 2019 Guimarães, agora!