0.2 C
Guimarães
Sábado, Janeiro 18, 2025

Abação: começam as obras na escola Agostinho da Silva

Economia

A requalificação na EB1/JI “garantirá um ambiente mais acolhedor e funcional” num edifício construído nos anos 80, do então plano de Escolas P3.

O nível do isolamento térmico e acústico vai oferecer condições de ensino e de convivência para alunos e professores, numa escola básica com a valência de jardim de infância. 

A substituição das caixilharias dos vãos exteriores por modelos com vidro duplo, trará o conforto necessário. Também haverá renovação dos materiais e pintura das superfícies, criando um ambiente mais luminoso e convidativo.

PUB

As casas de banho receberão uma renovação completa, incluindo a substituição das louças sanitárias, dos azulejos das paredes, dos mosaicos dos pavimentos e das paredes divisórias por painéis fenólicos, resultando num aumento significativo do espaço útil.

A requalificação prevê arranjos no exterior do edifício, revestido com capoto reforçado por uma placagem cerâmica de tijolo à vista a uma altura de 1,20 metros, que tornará o edifício mais atraente, reforçando a sua durabilidade e resistência. Outras melhorias incluem-se no projecto da requalificação tal como a substituição do sistema eléctrico, protecção contra incêndios e sistema de climatização.

Além disso, no exterior da escola, está prevista a reparação dos pavimentos e sistemas de drenagem, garantindo que o entorno da escola seja seguro e funcional para alunos, professores e funcionários.

“A necessidade de requalificação deve-se, em grande parte, ao desgaste natural dos materiais ao longo dos anos e à disponibilidade de novas soluções que melhoram o conforto térmico e acústico das instalações escolares, tendo a escola já passado pelo processo de remoção de amianto, que exigiu a transferência temporária de alunos e professores para uma escola vizinha” – refere um nota do Município de Guimarães.

A empreitada tem um preço base a rondar os 800 mil euros e foi adjudicado à empresa de construções F.M. Magalhães e tem um prazo de execução de 300 dias.

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias