A Escola de Direito da Universidade do Minho (EDUM), em Braga, recebe hoje, 2 de Maio, a conferência do centenário do nascimento do advogado e político Francisco Salgado Zenha. A sessão de abertura conta, às 14h30, com os discursos da vice-presidente da Assembleia da República, Edite Estrela, do reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, e da presidente da EDUM, Cristina Dias.
De seguida, tomam a palavra os antigos ministros João Soares e Daniel Proença de Carvalho e um familiar do homenageado, José Henrique Salgado Zenha, para evocar o seu percurso cívico, político, jurídico e pessoal, bem como a provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral. A moderação cabe ao professor Wladimir Brito, o encerramento é pelas 17h00.
O evento vai ser transmitido no youtube da UMinho e conta também com a presença da presidente do Supremo Tribunal Administrativo, Dulce Neto, da ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, e da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.
A agenda inclui ainda a abertura da exposição As Páginas Necessárias em dois locais do campus de Gualtar, sendo às 11h30 no b-lounge da biblioteca geral e às 17h30 na própria EDUM. Trata-se de uma selecção do espólio bibliográfico de Salgado Zenha entregue há 25 anos pela sua família à EDUM, a qual tem uma biblioteca com o seu nome.
📸 Direitos Reservados
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.