15.1 C
Guimarães
Segunda-feira, Julho 15, 2024

Fórum Anual do Ambiente: Guimarães destaca projectos ambientais

Economia

Centenas de cidades europeias estiveram reunidas ao longo de três dias, em Ghent, na Bélgica, no Fórum Anual do Ambiente. A comitiva vimaranense, liderada pela vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira voltou a marcar presença, tendo a oportunidade de partilhar com os seus pares os diversos projectos na área ambiental.

A reabilitação dos corredores dos rios Ave, Selho e Vizela e o cálculo da Pegada Ecológica Municipal, foram dois dos destaques nas sessões de partilha que decorreram na Sexta-feira, apresentados pelo director executivo do Laboratório da Paisagem, Carlos Ribeiro, e a coordenadora da Estrutura de Missão, Isabel Loureiro. Foi também sublinhada a aposta municipal na investigação e educação ambiental.

No primeiro dia do evento, foi a vez das investigadoras do Laboratório da Paisagem Carolina Rodrigues e Alona Perebynos marcarem presença nos grupos de trabalho da Biodiversidade e Áreas Verdes e Resíduos, respectivamente. Neste último, Guimarães apresentou o trabalho que está a desenvolver no âmbito dos resíduos têxteis e biorresíduos, inserido na estratégia RRRCiclo para a economia circular. Recorde-se que Guimarães preside também ao grupo de trabalho Biodiversidade e Áreas Verdes da rede Eurocities, onde teve oportunidade, uma vez mais, de partilhar os diversos projectos em curso nesta área.

“Estes momentos de partilha de conhecimento entre cidades são fundamentais para o crescimento de todos.”

A vereadora do Ambiente reafirmou o “orgulho pelo trabalho que Guimarães está a desenvolver nestas áreas”, que é “reconhecido por uma das mais importantes redes de cidades europeias”. Sofia Ferreira enalteceu ainda que “estes momentos de partilha de conhecimento entre cidades são fundamentais para o crescimento de todos”.

O Fórum Ambiental, em Ghent, apresentou um recorde de inscrições, com mais de 230 participantes, demonstrando a vitalidade de uma rede que já contempla mais de 200 cidades de 38 países diferentes.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias