Os peregrinos podem ser transportados no dia da festa maior da Penha, num circuito de transporte especial, por ocasião da 130ª peregrinação.
Amanhã, a partir das 07h01, o circuito em autocarros eléctricos começa a operar, a partir da central de camionagem. De 20 em 20 minutos, há carreiras destinadas a quem quer participar na festividade, num horário até às 09h00. Depois dessa hora, as carreiras sucedem-se de 30 em 30 minutos.
O transporte no sentido inverso – Penha / Cidade – começa às 08h00, a partir do parque número 3 e após as 11 horas será de 30 em 30 minutos. Já na parte de tarde, a partir das 15h00, a sequência de carreiras será de 30 em 30 minutos.
Com esta regularidade de transporte e o preço (simbólico) fixado para cada viagem, a Irmandade da Penha espera criar as condições para os vimaranenses utilizarem o transporte público nas suas deslocações, evitando encher a montanha com viaturas particulares.
Estas carreiras especiais têm paragem no Campo da Feira, de modo a facilitar as viagens até à montanha. Como festa religiosa, a peregrinação teve já cerimónias preparatórias na igreja de São Tomé de Caldelas, com novena, terço e eucaristia.
Hoje, na Basílica de São Pedro realizar-se-á uma celebração com imagem e uma procissão de velas até à Colegiada da Oliveira a partir das 20h30.
A celebração principal, ocorre amanhã de manhã a partir das 08h00 com uma eucaristia no santuário. A peregrinação vai sair da Colegiada da Oliveira às 08h15 com chegada perto das 11h00 quando começa a eucaristia da peregrinação que será presidida pelo arcebispo emérito D. Jorge Ortiga. Um espectáculo musical, com início às 15h00 complementa mais uma peregrinação.
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.