Igualdade: boas práticas de Guimarães com distinção

Guimarães está entre os 15 municípios que a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) distinguiu com o prémio de “Viver em Igualdade”.

Quando criou o “Espaço Municipal para a Igualdade”, o Município de Guimarães mostrou uma preocupação especial pelas questões relacionadas com a igualdade entre homem e mulher, quase sempre associadas a fenómenos de violência contra mulheres e a casos de violência doméstica.

Antes, também, já tinha começado a implementar o seu plano municipal, que vigora até 2021, de modo a intervir em questões estruturantes da sociedade contemporânea, que passam pelo respeito entre indivíduos de sexos diferentes e combatem a discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais, emblemas de uma sociedade mais justa e fraterna, não violenta e marcas de bem-estar social.

O prémio “Viver em Igualdade” – atribuído pela segunda vez – assinala que a nível interno e no seu território, Guimarães assume a estratégia nacional para a igualdade e a não-discriminação, contribuindo para atenuar os efeitos da violência e da desigualdade contra mulheres.

Nesta temática, o Município de Guimarães tem desenvolvido acções conexas, de âmbito social, integrando o pacto para a conciliação, e subscritor do protocolo de cooperação para a igualdade e não discriminação. O “selo da diversidade” distingue a política social municipal alinhada com a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão. Para aprofundar a sua intervenção nesta área social, o Município constituiu uma equipa para a igualdade na vida local.

© 2020 Guimarães, agora!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

2,064FansCurti
0SeguidoresSeguir
53SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Edição impressa

- publicidade -

Leia também