A praça de Londrina, na Avenida de Londres, tem agora uma escultura em aço doada pelo município brasileiro, com quem Guimarães se geminou em 1987.
Zanzal Mattar, escultor, é o autor de uma escultura em aço, com 1,90m de altura, denominada Espaço e Movimento que pretende representar o lavrador em Londrina, uma cidade onde a agricultura é um sector forte da economia, ainda bastante presente no seu quotidiano, sobretudo as culturas de trigo, milho e soja.
É a sua obra que renova a amizade entre as duas cidades, cuja geminação ocorreu em 22 de Abril de 1987.
A doação desta obra de arte, que pertencia ao acervo do Museu de Arte de Londrina, é um gesto que pretende reforçar os laços de amizade e de cooperação mútuos, numa altura em que as duas cidades estão empenhadas em pôr em prática um conjunto de iniciativas de cooperação cultural e económica.
A esse propósito, João Luiz Martins Esteves, Secretário do Governo e Procurador-Geral do Município de Londrina, deslocou-se a Guimarães para participar nas comemorações da Batalha de São Mamede, Dia 1 de Portugal, em representação do Prefeito de Londrina, Marcelo Belinati Martins, tendo realizado contactos tendentes ao reforço da cooperação entre as duas cidades.
A inauguração oficial da escultura terá lugar no próximo mês de Setembro e cumprirá ainda dois outros objectivos: assinalar os 200 anos da independência do Brasil e os 100 anos do voo transatlântico de Gago Coutinho e Sacadura Cabral, que partiu de Belém, em Lisboa, no dia 30 de Março de 1922, rumo ao Rio de Janeiro.
📸 Município de Guimarães
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.