Feira semanal: novo sistema de controlo de entrada de utentes

A feira semanal reabre na Sexta-feira, com um novo sistema de controlo de entradas e com horários alargados, de modo a respeitar o plano de confinamento.


A Câmara diz garantir a segurança do acesso à feira por um sistema que pretende evitar aglomerações e a presença no recinto de mais utentes dos que estão convencionados, pelas normas da Direcção Geral de Saúde.

Seguindo o plano de desconfinamento, reabre a feira, tal como outros equipamentos, sempre com a preocupação de evitar enchentes. O acesso de quem vai à feira, na Sexta-feira, 9 de Abril, será controlado por um sistema que contabiliza a entrada e saída de clientes, visível num semáforo, colocado em duas entradas e saídas. Só poderão permanecer no interior da feira 700 clientes, a ocupação máxima calculada com um índice de 0,005 pessoas por metro quadrado. Pretende-se assim evitar a concentração excessiva de pessoas, estando a fiscalização atenta ao facto de só ser permitido o atendimento de duas pessoas por banca, garantindo o distanciamento social de dois metros entre os consumidores.

© Município de Guimarães

Também o horário de funcionamento é alargado para o período compreendido entre as 7h30 e as 19h30, para evitar o sempre enorme fluxo que se regista no período da manhã. 

O presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, apela à “prudência dos vimaranenses e respeito pelas normas de segurança”, sublinhando que “a pandemia ainda não passou” e é fundamental cumprir as recomendações de saúde no âmbito do desconfinamento. As feiras semanais nas vilas de Pevidém e São Torcato também serão retomadas no próximo Sábado, à semelhança do que já sucedeu nas Caldas das Taipas. 

Por razões de saúde pública permanece a necessidade de se observarem regras de lotação, de utilização de equipamentos de protecção individual, de distanciamento físico, de higienização regular dos espaços, das mãos e a etiqueta respiratória, bem como o cumprimento do dever de recolhimento domiciliário, nos termos definidos pela Direcção Geral da Saúde.

A estratégia de levantamento das restrições iniciaram em Março, com a reabertura dos cemitérios municipais, dos parques, jardins, espaços verdes, espaços de lazer, bancos de jardim e similares, à excepção dos parques de diversões e parques recreativos e similares para crianças e outros locais destinados a práticas desportivas. 

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

2,728FansCurti
0SeguidoresSeguir
70SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Edição impressa / digital

Leia também

Novo livro: Ferreira de Castro e(m) Guimarães

No âmbito do Dia Mundial do Livro, Álvaro Nunes e...

Síncope: artista Carlos A. Correia estreia hoje no espaço Oub’lá

O espectáculo está dividido em três partes. Músic...

Moreirense: início fatal afasta o 6º lugar

Nos primeiros 11’ da partida, o Moreirense sofreu...

Vitória: o resultado é bem melhor que a exibição

Com um golo de Rochinha (16’), o Vitória importou...

Vitória: inverter o ciclo com o Santa Clara

O jogo com o Santa Clara é crucial no resto do ca...