A feira semanal reabre na Sexta-feira, com um novo sistema de controlo de entradas e com horários alargados, de modo a respeitar o plano de confinamento.
A Câmara diz garantir a segurança do acesso à feira por um sistema que pretende evitar aglomerações e a presença no recinto de mais utentes dos que estão convencionados, pelas normas da Direcção Geral de Saúde.
Seguindo o plano de desconfinamento, reabre a feira, tal como outros equipamentos, sempre com a preocupação de evitar enchentes. O acesso de quem vai à feira, na Sexta-feira, 9 de Abril, será controlado por um sistema que contabiliza a entrada e saída de clientes, visível num semáforo, colocado em duas entradas e saídas. Só poderão permanecer no interior da feira 700 clientes, a ocupação máxima calculada com um índice de 0,005 pessoas por metro quadrado. Pretende-se assim evitar a concentração excessiva de pessoas, estando a fiscalização atenta ao facto de só ser permitido o atendimento de duas pessoas por banca, garantindo o distanciamento social de dois metros entre os consumidores.
Também o horário de funcionamento é alargado para o período compreendido entre as 7h30 e as 19h30, para evitar o sempre enorme fluxo que se regista no período da manhã.
O presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, apela à “prudência dos vimaranenses e respeito pelas normas de segurança”, sublinhando que “a pandemia ainda não passou” e é fundamental cumprir as recomendações de saúde no âmbito do desconfinamento. As feiras semanais nas vilas de Pevidém e São Torcato também serão retomadas no próximo Sábado, à semelhança do que já sucedeu nas Caldas das Taipas.
Por razões de saúde pública permanece a necessidade de se observarem regras de lotação, de utilização de equipamentos de protecção individual, de distanciamento físico, de higienização regular dos espaços, das mãos e a etiqueta respiratória, bem como o cumprimento do dever de recolhimento domiciliário, nos termos definidos pela Direcção Geral da Saúde.
A estratégia de levantamento das restrições iniciaram em Março, com a reabertura dos cemitérios municipais, dos parques, jardins, espaços verdes, espaços de lazer, bancos de jardim e similares, à excepção dos parques de diversões e parques recreativos e similares para crianças e outros locais destinados a práticas desportivas.
© 2021 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.