No primeiro mês do ano de 2022, o desemprego registou uma subida colocando o número de desempregados em Guimarães em 5642.
A caracterização dos desempregados segue o mesmo perfil e tendências de 2021: sobe e desce no total, acentua-se no sexo feminino e expande-se nos trabalhadores com menores qualificações.
Também cresce, nos desempregados mais recentes, são agora 2654; e aumenta nos que já estão sem emprego há mais de um ano.
Os 298 novos desempregados são de todos os graus de ensino e habilitações literárias. E há um crescimento mais forte nos que estão licenciados. São mais 79 que em Dezembro do ano anterior, o que coloca os jovens sem emprego na fasquia dos 819.
Também, no género há agora mais mulheres (196) desempregadas do que homens (102) numa tendência que se regista nos últimos três anos.
Os despedidos chegaram aos 156 e as colocações baixaram 50% em relação a Dezembro de 2021, pois, foram menos 104 os trabalhadores que beneficiaram da sua inscrição no portal do IEFP relativo a oferta de emprego.
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.