A diferença de pessoas sem emprego, de Maio para Junho, é mesmo de quatro unidades, em Guimarães, contemplando agora um universo de 5969 cidadãos, de ambos os sexos.
A conjugação do número de homens que estavam desempregados em Maio baixou em Junho em 43 pessoas; já o número de mulheres que se desempregaram em Junho foram 47 em relação a Maio. Daí a subida do número de desempregados em apenas quatro unidades, uma descida com apenas um dígito, como já não se via há muito tempo.
As alterações registadas em Junho fizeram com que o desemprego baixasse para os cidadãos com inscrição no IEFP inferior a um ano e subisse para os que já sentem o desemprego há mais de um ano.
📸 GA!
Houve diminuição nos que procuram o 1º emprego e um aumento dos que, por vezes, procuram desesperadamente que o desemprego seja um incidente temporal, mudando de emprego.
Na conjuntura do desemprego, regista-se que baixou para os desempregados com menos de 25 anos, subiu naqueles que têm mais de 25 anos e até 34, e no escalão dos 35-54, tal como nos que têm mais de 55 anos. Ou seja, houve uma procura de mão de obra mais jovem.
Que habilitações têm os cidadãos desempregados? As oscilações são de descida para os cidadãos com habilitações inferiores ao 1º ciclo e com o 1º ciclo e com o ensino superior; subiram os desempregados com o 2º e 3º ciclo e o ensino secundário.
📸 GA!
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.