14.5 C
Guimarães
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Desemprego: baixa registada em Novembro foi de 52 pessoas

Economia

Depois de três meses a subir, o mês de Novembro aproximou o número de desempregados ao de Fevereiro deste ano.


A descida, de mais de 100%, foi evidente nos homens que desagravaram os desempregados em 52 unidades. Uma vez que nas mulheres houve mais uma do que em Outubro, pode dizer-se que a descida de Novembro foi exclusivamente no sexo masculino. Os homens são agora 2353 sem emprego e as mulheres 3242.

Também no que toca à longevidade da sua inscrição no IEFP, os desempregados com menos de um ano de inscrição diminuíram. São menos 119 do que no mês passado; e os desempregados há mais tempo sem trabalho subiram em 68 unidades.

Este dado indica que o mercado de trabalho está a absorver os desempregados (mais jovens em termos de inscrição). Aliás, o desemprego baixou nos que procuram o 1º emprego e nos pretendem voltar a trabalhar.

Relativamente à idade dos desempregados, o flagelo persiste nos cidadãos com mais de 55 anos: são 2325 (menos oito do que em Novembro) e representam 41,55% do total dos sem emprego. Outro escalão onde se acentua a falta de trabalho é o dos 25-34 anos de idade onde há 32,31% de homens e mulheres nesta situação. No escalão de menos de 25 anos, registaram-se 597 em Novembro.

Os desempregados e as suas habilitações escolares são maioritários nos que têm a escolaridade do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico. São 54,88%. Curiosamente, são os trabalhadores com o ensino secundário (1421) que formam o maior regimento.

Outra curiosidade é que esta descida do desemprego em Novembro é acompanhada por uma subida de jovens licenciados e que acabaram o ensino superior (mais 24).

Nestes itens fica traçado o perfil dos sem emprego no concelho de Guimarães: mais mulheres, com mais de 55 anos e com o ensino secundário.

Nos restantes itens as variações são meramente circunstanciais, tal como a colocação de trabalhadores pelo IEFP menos nove do que no mês passado.

📸 GA!

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias